Publicada em 19 de Maio de 2016 �s 13h15
A comunidade de São Raimundo Nonato recebe atividade extensionista no campus Ariston Dias Lima, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex). O projeto oferta curso de Inglês para profissionais que trabalham com turismo na região da Serra da Capivara, por meio de cooperação com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae).
Guias turísticos, taxistas e funcionários de hotéis estão recebendo capacitação em língua inglesa, com carga horária de 40 horas. O aluno tem acesso a temas, diálogos e expressões do idioma com o professor do curso de Letras/Inglês da Uespi, Paulo Mota. Além disso, a capacitação tem conteúdos sobre cumprimentos, comunicação no transporte, informações sobre hospedagem, alimentação e pontos turísticos.
"Os alunos estão muito interessados. O curso vai incentivá-los a aprender o idioma. Esse é o primeiro e deve haver uma continuidade", afirmou o professor Paulo. Ele pontuou que "mesmo com dificuldades, eles estão se esforçando ao máximo".
De acordo com o docente, foi preparado um material rico em conteúdo de forma básica, para os alunos conhecerem, principalmente, o idioma a partir da realidade de suas respectivas profissões.
"Estudar inglês era uma coisa que não imaginava fazer, mas está sendo muito gratificante essa oportunidade", declarou o taxista Neimo Carvalho.
O Parque Nacional da Serra da Capivara atrai pessoas de vários lugares do mundo e é imprescindível a comunicação com o idioma oficial do universo da indústria de viagens, turismo, negócios, eventos e comunicação empresarial.
Elizângela Oliveira trabalha na cozinha de um hotel, em São Raimundo, onde rotineiramente tem contato com hóspedes que falam inglês. Para ela, o curso ajuda e aperfeiçoa o domínio da língua. "Na minha área aqui, nós temos que nos apresentar, dar bom dia, falar sobre o cardápio, e tudo isso estou aprendendo no curso", finalizou a cozinheira.