Publicada em 21 de Fevereiro de 2014 �s 14h15
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), representada pela vice-reitora Bárbara Melo e pelo pró-reitor de Planejamento, Benedito da Graça, participou, em Brasília (DF), de encontro sobre diretrizes para as universidades estaduais e municipais. O evento, que envolveu vários momentos de discussão, aconteceu nas sedes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Além da Uespi, participaram também universidades de todo o país como a Unesp, Uesc, UPE, UENP, Unespar, Unitins, Unioeste, Unimontes, UERN, Udesc e Unitau.
Para a vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo, a reunião foi muito proveitosa por abrir portas para novos apoios de programas federais para as universidades estaduais. "Discutimos e recebemos o apoio do reitor Carlos Fernando de Araújo Calado, presidente da Abruem, o que nos fortalece em nossas solicitações”, informa.
O evento ainda contou com uma reunião entre os gestores das universidades públicas e representantes da embaixada da França no Brasil, Jean-Paul Rebaud, conselheiro de Cooperação e Ação Cultural, e Eric Bourland, Adido para Ciência e Tecnologia. A pauta da reunião foi a viagem que os gestores das universidades estaduais e municipais brasileiras farão à França, com o objetivo de visitar instituições de ensino superior em Paris e nas cidades de Bordeaux, Toulouse e Lyon. A viagem vai acontecer entre os dias 26 de maio a 6 de junho.
O Conselho Nacional de Educação é um órgão colegiado, integrante do Ministério da Educação, que atua na formulação e avaliação da política nacional de educação. A Abruem reúne 46 universidades públicas brasileiras, distribuídas em 20 estados da federação.