Publicada em 07 de Abril de 2016 �s 16h46
O campus Josefina Demes, da UESPI de Floriano, foi o quarto a receber a I Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. O projeto já passou pelos campi Clóvis Moura, Torquato Neto e pelo novo campus de Picos. O propósito é, além de coletar doações entre a comunidade acadêmica, sensibilizar a sociedade para a importância do ato de doar.
A campanha ocorreu nestas quarta e quinta (06 e 07), e reuniu um grande número de estudantes, professores, técnicos e familiares. De acordo com o pró-reitor Raimundo Dutra, da PREX-UESPI, a mobilização encabeçada no campus pela direção e pelo curso de Enfermagem foi muito grande. “A equipe técnica do HEMOPI fez palestras no auditório do campus, falando sobre a importância da doação de sangue, informando sobre aspectos técnicos, e principalmente sensibilizando todo o público para esse ato de solidariedade e cidadania”, ressaltou Dutra.
A supervisora de coleta externa do HEMOPI, Hortência Maria Soares, também se fez presente no evento, e ressaltou a importância da disseminação de informações sobre a doação de sangue: “É um evento que possibilita à comunidade acadêmica ter mais informações sobre a coleta de sangue e sobre o cadastro de medula óssea, o que torna doadores mais fidelizados, doadores que doam no mínimo duas vezes ao ano”.
No mesmo sentido, a diretora do campus de Floriano, professora Ana Maria Andrade, afirmou ser esta uma ação de conscientização e que estimula a cidadania: “Ajuda pessoas que necessitam, pode salvar vidas e é um trabalho que vai produzir frutos para os anos subsequentes. É importante para estudantes da área de saúde e também de outras áreas, além de melhorar o estoque do hemocentro de Floriano, que atende à cidade e toda a região”, completou.
Ainda no sentido de surtir efeito nas gerações futuras, o pró-reitor Dutra disse que a ação é importante. “Para a UESPI, isso é muito mais que um ato de solidariedade, é promover atitudes educativas. E quando pensamos que as pessoas que trabalham conosco e os estudantes são formadores de opinião, essa sensibilidade que estamos criando agora será multiplicada e essa mensagem vai possibilitar doações futuras”.