Publicada em 10 de Maio de 2012 �s 12h52
Um campus voltado, essencialmente, para o desenvolvimento de pesquisas em torno dos recursos minerais, o qual será o primeiro centro avançado de pesquisas do Nordeste nesta área. Esse é o objetivo final da ordem de serviço assinada na manhã desta quinta-feira (10), pelo reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Carlos Alberto, e o secretário interino de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Adonis Oliveira, no salão nobre da Reitoria.
A partir do convênio estabelecido, a Uespi ganhará um novo centro de pesquisas nos próximos anos. Após a assinatura do acordo e entrega do projeto, a obra deverá ser licitada. Estima-se que, ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 1,5 milhão na aquisição de equipamentos e na edificação dos laboratórios. Para o reitor, a concretização desta obra será um grande passo, tanto para a universidade, como para o Piauí.
“Investir em pesquisa é uma forma de buscar o desenvolvimento para o Estado. Além do que, o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas é uma forma de agregarmos valor ao que está sendo produzido dentro da universidade”, afirma Carlos Alberto. Por outro lado, o secretário interino de Mineração ressalta que a realização de pesquisas na área mineral é de suma importância, visto que somente através de estudos que comprovem a viabilidade dos investimentos é que o Estado conseguirá atrair grandes grupos para o Piauí.
“A riqueza mineral do Piauí é imensa. Em todo o solo é possível encontrar materiais valiosos, como ferro, manganês, calcário, entre outros. Assim, o desenvolvimento de estudos na área é essencial para justificarmos os gastos feitos no setor”, reitera. O ex-secretário de Mineração, Luiz Gonzaga Paes Landim, também esteve presente na reunião. Atualmente ele está à frente da Superintendência da Sudene.