Publicada em 29 de Fevereiro de 2016 �s 16h34
O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso; o pró-reitor de Planejamento e Finanças, Raimundo Isídio; o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Paulo Henrique, e a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Andréa Lima, reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (29), com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa. O encontro aconteceu na sede da Secretária de Estado da Saúde do Piauí, para avaliar a cessão do Hospital Getúlio Vargas (HGV), como Hospital Escola do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que está localizado no Centro de Teresina, no pólo de Saúde, e sedia os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia.
Na oportunidade o reitor, Nouga Cardoso, declarou que o diálogo com a Sesapi objetiva melhorar as condições dos cursos de graduação em saúde da Uespi, incorporando esses aparelhos de hospitais já existentes no Estado. “Isso possibilita melhor formação dos docentes”, ressaltou.
Atualmente, os estudantes dos cursos da área de saúde da Uespi atuam em diversos estabelecimentos da capital piauiense, como o Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospital Infantil Lucídio Portela, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), entre outros.
De acordo com a diretora do CCS, Andréa Lima, a inclusão do HGV será uma boa iniciativa. “O Estado disporá de mais mão-de-obra qualificada, porque os estudantes estarão no hospital com os professores para atender a população. Além do que o HGV fica próximo ao CCS facilitando o deslocamento dos alunos”, afirmou.
Ao final da reunião o secretário, Francisco Costa, explicou que uma comissão técnica fará uma avaliação do HGV. “Assinamos essa portaria que nomeia os representantes das instituições, Uespi e Sesapi, composta de oito pessoas, para formação de uma comissão que analisará o local que deve abrigar o Hospital Escola, que será referência para os cursos de saúde da Universidade. A comissão tem um prazo de 45 dias para apresentação de uma proposta desse trabalho do estudo feito”, finalizou o gestor.
Histórico O Hospital Getúlio Vargas foi inaugurado no dia 3 de maio de 1941, na comemoração do 6º ano do governo de Leônidas Melo. O seu real funcionamento ocorreu no final de setembro do mesmo ano, e quando começou a funcionar atendia praticamente todo o Meio Norte do Brasil. Hoje, o HGV possui 15 clínicas especializadas, e é referência em alta e média complexidade para as regiões Norte e Nordeste, atendendo pacientes dos estados do Maranhão, Pará, Tocantins, dentre outros. Conta com programas de residência médica em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Ginecologia, Ortopedia, Gastroenterologia, Mastologia, Medicina Intensiva, Reumatologia e Nefrologia.
Acesse a resolução interinstitucional