Platini na reunião do comitê executivo
Imagem: AFPClique para ampliarPlatini na reunião do comitê executivo A Uefa anunciou nesta quinta-feira que a Euro 2020 será disputada em vários países do continente europeu. A decisão foi confirmada após a reunião do comitê executivo da entidade. A ideia da divisão de países foi feita por causa de duas questões: a comemoração dos 60 anos da competição e para evitar a construção de novos estádios em tempos de crise econômica. A Federação Inglesa de Futebol (FA) já planeja agir para que a decisão seja disputada em Wembley.
Os países que quiserem participar poderão começar a fazer os pedidos a partir de março do ano que vem e a decisão sobre as sedes será anunciada em 2014. O fato de ter uma cidade-sede não classificará o país automaticamente para a Eurocopa.
- A Euro 2020 será realizada pelo continente em várias grandes cidades seguindo uma decisão tomada hoje (quinta). A Euro para a Europa segue uma ideia inicial do presidente Michel Platini. A resposta das federações tem sido extremamente positiva - disse Gianni Infantino, secretário-geral da entidade.
O único país que se mostrou contrário à novidade foi a Turquia, país que vinha sendo dado como o favorito para sediar a competição.