Combates intensos entre forças pró-russas e o Exército ucraniano foram registrados hoje (5) perto de Slaviansk (no Leste), com mortes, informou o ministro do Interior da Ucrânia durante entrevista em um local próximo da área de combates. Arsen Avakov, que estava em um posto de controle a cerca de 6 quilômetros do local, não precisou o número de mortos nem a qual das partes em conflito pertenciam.
Em Slaviansk, reduto das forças separatistas pró-russas, “está sendo travada uma guerra contra o território da Ucrânia", acrescentou o ministro, destacando que sua missão no local é eliminar os terroristas. “A única tática é avançar pouco a pouco para o centro” de Slaviansk; não há uma solução militar, tem de ser política”. saiba mais Dezenas morrem em incêndio no Sul da Ucrânia após conflitos Ucrânia lança ofensiva para retomar cidade ocupada Separatistas ocupam segunda capital regional na Ucrânia Rússia procura Terceira Guerra Mundial, diz premier da Ucrânia Ofensiva contra rebeldes pró-Rússia deixa ao menos cinco mortos na Ucrânia Leia mais sobre Crise na Ucrânia
Segundo o comandante da Guarda Nacional ucraniana, Stepan Poltorak, também presente no local, “os adversários estão bem treinados e bem equipados”, mas as forças ucranianas conseguiram cercá-los no centro de Slaviansk.
“As estradas [na zona de combates] estão fechadas, não deixam passar os civis. Fazem tudo para nos obrigar a usar armas pesadas, mas não vamos fazer para poupar a população civil”, garantiu.
As forças ucranianas lançaram uma ofensiva na sexta-feira (2) contra Slaviansk, cidade tomada pelas forças pró-russas há várias semanas.