Publicada em 09 de Abril de 2016 �s 18h44
Um passeio ciclístico realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22° região (TRT-PI), reuniu pessoas de diferentes faixa etárias no evento Passeio pela Vida , com objetivo de chamar a atenção da população para os casos de acidente de trabalho e também do trabalho infantil.
Para o desembargador Francisco Menthon Marques de Lima, esse evento é de suma importância para que a população consiga perceber a importância de se prevenir contra os acidentes de trabalho. “Temos que fazer uma campanha de esclarecimento da prevenção de acidentes de trabalho pois é um dos casos mais sérios que acontece constantemente em Teresina. Desses acidentados são mais de 3 mil mortos, mais de 30 mil deficientes para sempre e mais de 100 mil que ficam com sequelas, sem contar o custo disso tudo, são mais de 50 bilhões de reais gastos por ano em acidentes de trabalho. É importante também conscientizar a população sobre a questão do trabalho infantil, as pessoas tem que conscientizar que lugar de criança é na escola, trabalho é para adulto, disse o desembargador. O grupo Teresina Pedal Noturno marcou presença no evento e colaborou de forma efetiva na organização e condução do grupo por todo o percurso. Para a realização do Passeio pela Vida o TRT firmou parceria com a Secretaria de Turismo e a Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado do Piauí, e contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Teresina.
Para a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Enedina Santos ,firmar parceria com a Coordenadoria de Comunicação do Estado e a Secretaria de Turismo foi importante para Os meios de comunicação são de bastante importância por que nos ajudam a atingir o nosso público alvo, pois através das TVs e rádios ou até mesmo das mídias sociais nós chegamos aonde queremos chegar, e aqui em Teresina é muito fácil fazer uma ação dessa natureza e o que dizer de realizar uma ação dessa no interior, em São Raimundo Nonato, Corrente ou mesmo em outros extremos como Buriti dos Lopes? Por isso a importância dessa parceria, frisou Enedina.
Eneudina Santos destacou que a sociedade não quer um país de crianças escravizadas. “É uma bela iniciativa do TRT em conjunto com a Escola judicial aqui no Piauí para conscientizar a população sobre a necessidade de se preservar as crianças onde elas devem estar que é na escola, evitar o trabalho infantil e também o trabalho doméstico infantil, o trabalho que nós sabemos que no Piauí existe nas carvoarias no campo na cidade e queremos conscientizar a população que o futuro que queremos para o Brasil não é um futuro de crianças escravizadas, e também nos queremos conscientizar os empresários, os trabalhadores e a sociedade em geral em relação a necessidade de diminuir os índices de acidentes de trabalho que é uma grande perca pra sociedade o trabalhador que se acidenta causa prejuízo a família, causa prejuízo a previdência e causa prejuízo a si em primeiro lugar pois acaba ficando mutilado e acaba ficando com problemas para desenvolver sua profissão, então queremos evitar esses tipos de eventos”, frisou Eneudina.
A largada do passeio se deu na Potycabana, onde o grupo percorreu parte da Frei Serafim se deslocando em seguida para a ponte estaiada e terminando o percurso na própria potycabana, onde também foi o ponto final, onde foram sorteadas cinco bicicletas, com patrocínio da Houston Bike. O sorteio foi realizado baseado nos canhotos da ficha de inscrição
Para participar do evento cada ciclista levou um pacote de leite em pó (400g) e recebeu o kit do passeio – uma mochila com camiseta, boné e squeeze. O alimento será destinado a instituições credenciadas no Programa TRT Solidário.