O pleno Tribunal de Justiça do Piauí puniu quatro juízes, após apuração de irregularidades praticadas pelos magistrados nas comarcas do interior do estado. Os casos foram julgados durante sessão administrativa nesta terça-feira (8), pelo corregedor de Justiçã Sebastião Ribeiro Martins.
O juiz Cícero Rodrigues, da comarca de Curimatá, foi acusado de favorecer a empresas em decisões judiciais. Ele foi aposentado compulsoriamente. A mesma decisão foi tomada em relação a juíza Tânia Lourenço Freitas, de Gilbués, denunciada por falhas na gestão da comarca.
O magistrado de Valença do Piauí, Vagner Linhares, denunciado por acúmulo de processos, foi removido compulsoriamente. Enquanto o juiz de Miguel Alves, Valdemir Alves de Almeida, recebeu uma advertência por não julgar réus presos.
Apesar da decisão, os magistrados podem recorrer da pena ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal ainda deve julgar os processos administrativos contra os juízes Anderson Nogueira, de Floriano, e Gilnéia Rocha, da comarca de Campo Maior. Eles são acusados de imparcialidade em processos e favorecer grupos no seguro DPVAT, respectivamente.