Dois adolescentes foram apreendidos e um adulto preso enquanto arremessavam objetos, entre drogas e celulares, para dentro da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, nessa sexta-feira (7). Segundo informações da Secretaria de Justiça, um policial militar que estava na proteção superior do presídio suspeitou de movimentação na área externa e detectou objetos sendo jogados de fora da unidade em direção ao pavilhão B.
Foi pedido apoio da Força Tática da PM, que abortou e deteve os três suspeitos com uma moto. O trio portava vários celulares, pilhas, baterias, acessórios e drogas. Após o ocorrido, uma vistoria no pavilhão foi realizada pela gerência e coordenação de disciplina da unidade prisional e pelos oficiais da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça do Piauí (Dipe) e mais objetos foram retirados do local.
Os suspeitos detidos foram conduzidos à Central de Flagrantes de Teresina. De acordo com o diretor de Inteligência e Proteção Externa, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira, a ação já estava sendo monitorada pela Inteligência. "A Dipe, juntamente com a direção e coordenação de disciplina da Irmão Guido, já vinha monitorando essa modalidade de ação, com base nos materiais retirados dos pavilhões nas vistorias", observa.
Também de acordo com a Luís Antônio, os três indivíduos estavam agindo na Irmão Guido há cerca de dois meses e recebiam R$ 40 por cada carga arremessada e recepcionada dentre do presídio. A Dipe informa que está trabalhando em parceria com as polícias e a gerência da penitenciária para identificar os mandantes da ação.