Um crime bárbaro chocou a população de Pio IX, a 434 km de Teresina, na noite da quinta-feira (25). Três homens foram assassinados a tiros por volta das 21h na localidade Cachoeira I, distante cerca de 2 km da zona urbana. As vítimas estavam na frente de uma casa quando foram atingidas por disparos de espingarda calibre 12.
Os mortos foram identificados como Napoleão de Sousa Dias, 21 anos; Francisco Marçal Santos Oliveira, 24 anos, e Antônio Airton de Oliveira Silva, 26 anos. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Teresina a pedido do delegado responsável pela investigação do crime.
De acordo com o tenente Gilson Medeiros, comandante da Companhia de Polícia de Fronteiras, as causas ainda são desconhecidas. Segundo ele, ninguém da localidade teria presenciado a ação criminosa e a polícia trabalha em busca de pistas. Duas mulheres estavam dentro da casa e contaram à polícia terem ouvido apenas os disparos.
"A equipe foi acionada e logo se deslocou para a localidade. Quando chegamos um dos homens ainda estava vivo, foi socorrido, mas acabou morrendo. Interrogamos a mulher de um deles. Ela contou que estava dentro da casa e não viu quem chegou e efetuou os disparos. Disse apenas que ouviu cerca de quatro ou cinco disparos", falou o tenente.
Segundo ele, os policiais vistoriaram o local e encontraram quatro cartuchos de espingarda calibre 12 deflagrados a cerca de 10 metros dos corpos. As vítimas não eram da mesma família e apenas um morava na localidade. Ainda conforme o tenente, a localidade Cachoeira I possui histórico de ocorrências policiais.
"Nessa localidade já foram presos traficantes. A informação que recebemos é que uma das vítimas tinha envolvimento com entorpecentes. Estamos realizando diligências na área na tentativa de colher informações sobre a autoria dos assassinatos", concluiu o tenente.