Três das crianças e adolescentes que estavam no ônibus escolar que capotou, nessa quinta-feira (14), permanecem no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesta sexta (15). Eles sofreram um acidente na zona rural de José de Freitas. O quadro deles é estável e estão fora de perigo.
O nome e idade dos pacientes não foram divulgados. Segundo o diretor do HUT, Ítalo Costa, o quadro de saúde dos estudantes é o seguinte:
Um paciente sofreu traumatismo cranioencefálico e uma hemorragia cerebral pequena. A situação está sendo analisada, para verificar a necessidade de cirurgia. "Mas tudo indica que precise apenas de tratamento conservador", comentou o diretor Ítalo Costa.
O segundo se recupera de um procedimento cirúrgico por lesão de pele e partes moles que demandou uma cirurgia plástica, realizada nessa quinta-feira (14). Esse paciente sofreu também uma fratura na clavícula, e deve passar por cirurgia nesta sexta-feira (15).
O terceiro sofreu uma fratura de clavícula e um trauma no tórax, mas não precisa de cirurgia, apenas tratamento conservador.
Os três pacientes devem permanecer em observação no hospital até estarem prontas para receber alta.
15 crianças e adolescentes que chegaram a dar entrada no hospital sofreram escoriações, ferimentos leves, que não necessitaram intervenção imediata, e receberam alta ainda na quinta (14). Na manhã desta sexta (15), outras três foram liberadas, totalizando 18 altas.
Ao todo, 21 pessoas foram internadas no HUT por conta do acidente. Outras 11 foram atendidas no hospital de José de Freitas, e não precisaram ser encaminhadas para Teresina.
Menina de 12 anos morreu
A estudante Érica Pereira, de 12 anos, morreu vítima do acidente. O velório dela aconteceu na manhã de sexta-feira (15), na casa onde ela morava, na localidade São Mateus, zona rural de José de Freitas. O sepultamento deve acontecer no final da tarde.
Érica estudava na José Amado de Oliveira, na localidade Porteira Velha. A casa onde ela morava com a família ficava a cerca de 2 quilômetros da escola. Na manhã de quinta, o motorista buscou ela e outros estudantes na comunidade, e o acidente aconteceu após ele percorrer 1 quilômetro de distância.
Por conta da tragédia, as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino de José de Freitas foram suspensas nesta sexta-feira (15). A Secretaria de Educação da cidade explicou que a intenção é permitir que a comunidade escolar possa processar o que aconteceu.
A conduta ao volante do motorista que dirigia o ônibus escolar já havia sido denunciada para a Prefeitura de José de Freitas, e estava sendo apurada, segundo o vice-prefeito da cidade, Antônio Abreu.
"As denúncias que chegaram estavam sendo apuradas. A gente também não esperava por isso [o acidente]", disse Antônio Abreu.
Uma adolescente morreu e 28 estudantes e um monitor ficaram feridos. 21 crianças deram entrada ontem no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). 15 delas receberam alta ainda nesta quinta-feira (14), e outras três deixaram o hospital nesta sexta (15). As últimas três que permanecem internadas sofreram fraturas, mas estão estáveis e não precisam de novas cirurgias.
Ainda segundo o vice-prefeito, 20 ônibus escolares da frota de José de Freitas eram novos e começaram a ser usados em 2023.
As causas do acidente são investigadas pela Polícia Civil. O motorista se apresentou à delegacia ainda nessa quinta-feira (14).
O prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, afirmou que os motoristas passaram por capacitações para fazer o transporte de crianças.
"Nossos motoristas são contratados por teste, recebem capacitação, curso de direção defensiva, de transporte de alunos, manutenção de tacógrafo... Antão, no nosso entendimento, estavam aptos a fazer esse transporte. Mas infelizmente a gente se deparou com esse acidente, com essa notícia de que provavelmente o motorista estava em alta velocidade", comentou o prefeito.
31 pessoas no ônibus
Acidente com ônibus escolar em José de Freitas deixa um morto e 29 feridos
De acordo com a Prefeitura de José de Freitas, estavam no ônibus no momento do tombamento 31 pessoas: 21 crianças e adolescentes, com idades entre 12 a 16 anos, o motorista e um monitor, adultos. O veículo estava a caminho da Escola Municipal José Amado De Oliveira, na zona rural, quando tombou. 28 alunos e um monitor ficaram feridos.
"Os demais estudantes ficaram em observação em José de Freitas, foram medicados e liberados. Duas pacientes com quadro leve ficaram no Hospital Nossa Senhora do Livramento. Dos pacientes transferidos, a maioria teve fratura na clavícula, mas tivemos cinco que sofreram traumatismo craniano", informou a diretora Lais Noleto.
Dos pacientes atendidos no HUT, nove foram liberados e um apresentou indicação cirúrgica de emergência. Os demais apresentam escoriações e fraturas ortopédicas, nenhuma exposta, e seguem em acompanhamento.
Polícia investiga causa do tombamento
A Polícia Civil investiga as causas do tombamento do ônibus escolar. Ao g1, o delegado André Moreno confirmou que boletim de ocorrência foi registrado e o motorista do ônibus se apresentou na delegacia.
"Por ser crime culposo e pela apresentação espontânea não cabia a prisão em flagrante. A perícia foi acionada, vamos ouvir todos os envolvidos e apurar o que aconteceu para saber se houve crime de fato ou foi apenas um acidente", informou.
Em nota, a Prefeitura de José de Freitas lamentou o acidente e informou que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos e a devida responsabilização dos eventuais responsáveis. (Confira a nota na íntegra abaixo)
Nota da Prefeitura de José de Freitas
A Prefeitura Municipal de José de Freitas lamenta profundamente o acidente ocorrido com um ônibus escolar na tarde desta quinta feira, em uma estrada da zona rural do município.
Neste momento, toda a equipe da Prefeitura está voltada para dar suporte às vítimas e às famílias, com a transferência dos feridos que estão no Hospital Nossa Senhora do Livramento para o HUT, em Teresina.
O ônibus era novo e o motorista contratado por meio de teste seletivo. Nesse momento, a prioridade é cuidar dos feridos e das famílias atingidas.
A Prefeitura garante ainda que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos e a devida responsabilização dos eventuais responsáveis.