A recuperação do trecho da BR 222 que havia sido destruído pela força da água foi concluída nesta sexta-feira (20), de acordo com informações do Batalhão de Engenharia e Construção. Com a conclusão, foi reestabelecido o caminho entre as cidades de Batalha e Esperantina, que haviam ficado separadas desde a destruição do aterro que ocorreu na segunda-feira (16).
Imagens produzidas no dia 18 de abril mostram situação do desvio antes da reconstrução, na BR 222 entre Batalha e Esperantina. (Foto: Magno Bonfim/ TV Clube)
Os veículos voltaram a passar no trecho ainda no final da tarde de sexta-feira. O trecho reconstruído é um desvio feito para substituir uma ponte que caiu no início do ano de 2016. O aterro, construído como um paliativo até que a ponte fosse reerguida, ficou com as manilhas expostas devido à força da água.
“Os bueiros do desvio foram construídos se observando a média histórica do volume chuvas da região. Mas o volume de água foi tão grande chegou a cobrir a estrada”, comentou o tenente-coronel Gonçalves, subcomandante do 2º Bec.
A obra de recuperação do aterro foi feita pelos soldados do 2º Bec, sob coordenação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito), que esperaram a redução do nível do riacho que passa pelo desvio para iniciar a reconstrução.