O Tribunal Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, na manhã desta terça-feira (21), uma reunião com partidos, agências e emissoras locais para tratar sobre o período da propaganda eleitoral. Durante o encontro, foi feito também análises dos documentos entregues pelas coligações, com intuito de definir impugnações de candidaturas.
A reunião definiu o formato dos programas, a ordem e o tempo de apresentação dos candidatos de cada coligação. O período de propaganda iniciará em 31 de agosto e acabará no dia 4 e outubro. Na televisão será realizado em dois horários, durante a tarde, das 13h às 13h25 e a noite das 20h30 às 20h55.
A presidência e membro do Ministério Público Eleitoral informou que não há ainda nenhuma impugnação de candidatura, mas sim, especulações. O TRE está analisando os pedidos de registros das candidaturas e depois será publicado um edital divulgando todas as candidaturas que se estima em mais de 400.
A partir da publicação do edital, o Ministério Público Eleitoral terá um prazo de cinco dias para entrar com eventuais pedidos de contestações ou no decorrer da campanha, se houver algum fato proibitivo, o MPE ainda terá mais dois dias para negar possíveis candidaturas.
"Vai ser feito uma análise da documentação, depois a distribuição dos processos para os juízes que serão os relatores e, eles então, proferirão seus votos. A partir da próxima semana espero que esteja tudo devidamente analisado para ser votado pelo Plenário do Tribunal", disse o desembargador Francisco Paes Landim, presidente do TRE-PI.