A partir desta quarta-feira (1º), 31 municípios piauienses de 11 zonas eleitorais iniciaram o processo de recadastramento biométrico do seu eleitorado para as eleições de 2016. Além destes, 18 cidades estão com o processo em andamento. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí, o recadastramento deve ocorrer entre os dias 01/07 e 17/12.
Dentre os municípios contemplados pela segunda etapa desse processo estão as cidades de Bom Jesus, União, Castelo do Piauí, Esperantina, Pedro II e Batalha. Segundo o órgão, todos os eleitores destes e dos outros 24 municípios são obrigados a realizar o recadastramento sob pena de terem o título cancelado.
Ao todo já são contempladas 35 zonas eleitorais e 85 municípios. Segundo o órgão, são mais de 750 mil eleitores que devem realizar o recadastro biométrico, 33% do eleitorado do estado. O TRE estima que até as eleições municipais em 2016, 70% do eleitorado piauiense já esteja cadastrado na nova forma de votação.
Para realizar o recadastramento o eleitor precisa apresentar original do título de eleitor, original e cópia do comprovante de endereço e documento oficial de identificação, sendo também original e cópia. O atendimento dos eleitores só será realizado na sede dos Cartórios Eleitorais dos municípios no horário de 7h às 13h nos dias úteis.
Municípios em processo de recadastramento biométrico
Aroeiras do Itaim
Pedro II
Milton Brandão
Lagoa de São Francisco
Domingos Mourão
Bom Jesus
Redenção do Gurguéia
Currais
União
Lagoa Alegre
Corrente
Sebastião Barros
Altos
Coivaras
Pau D'Arco do Piauí
Buriti do Lopes
Bom Princípio do Piauí
Caraúbas do Piauí
Caxingó
Castelo do Piauí
São João da Serra
Buriti dos Montes
Juazeiro do Piauí
Esperantina
Morro do Chapéu do Piauí
Batalha
Dom Expedito Lopes
São José do Piauí
Sussuapara
Geminiano
Santana do Piauí.