Publicada em 10 de Outubro de 2013 �s 10h48
O Piauí alcançou este ano os menores números de evasão escolar. O resultado se deve às políticas criadas pelo Governo do Estado. Através do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate), o Governo do Estado entregará até o fim do ano 225 ônibus escolares. Através do Pedala Piauí serão entregues 120 mil bicicletas para serem distribuídas aos jovens da rede pública de ensino.
As bicicletas e os ônibus escolares estão mudando o transporte e melhorando a vida dos estudantes em todo o Estado. Em Pio IX, o percurso de casa até a escola era feito por uma caminhonete pela estudante Polyana Castro. “Antes, até pela dificuldade do acesso a gente tinha que vir de caminhonete, hoje não tem mais poeira, nem sol, a gente vai e volta de ônibus”, disse a estudante do ensino médio.
As bicicletas serão distribuídas aos jovens da rede pública, um investimento de R$44,6 milhões na compra das 50 mil bicicletas com aro 20 e 70 mil bicicletas com aro 26. O Programa Pedala Piauí é executado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). “Essas bicicletas representam o novo momento da educação pública no Piauí, nosso objetivo é oferecer mais qualidade e segurança para os nossos alunos no percurso de casa para a escola e garantir que todos tenham acesso à educação”, afirma o secretário.
Para o transporte com maiores distâncias, o Governo do Estado investiu R$48 milhões na aquisição dos ônibus escolares. Os veículos têm capacidade para transportar 55 alunos e atende todas as normas de acessibilidade para transporte de pessoas com deficiência, o veículo também conta com sistema de refrigeração e suspensão diferenciada, feita para facilitar o acesso em locais com poucas condições de tráfego.
“Este é um grande passo para acabar com a evasão escolar no Piauí, a nossa meta é garantir aos nossos estudantes todas as condições de ensino, e tudo isso para colher frutos em curto prazo, vamos melhorar o desempenho escolar e dar condições para que todos sejam grandes profissionais do futuro”, finalizou o governador Wilson Martins.