Principal obra estruturante em execução no Nordeste, a ferrovia Transnordestina ganha novo ritmo. E o trecho no Estado do Piauí já conta com 50% da obra de infraestrutura concluída, conforme revelou a construtora Odebrecht, responsável pela ferrovia. A previsão é que a obra esteja concluída até o final de 2014, criando uma ligação do Centro-Sul piauiense com os portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará.
A Transnordestina é considerada estratégica para o desenvolvimento do Nordeste. No caso do Piauí, onde terá 412 km de extensão, a partir de Elizeu Martins até a fronteira com Pernambuco, a ferrovia é determinante para o fortalecimento da fronteira agrícola dos cerrados. Também é crucial para a expansão do setor agroindustrial, bem como os futuros polos de gás (na região de Floriano) e mineral (em Paulistana e Capitão Gervásio Oliveira).
De acordo com a construtora Odebrecht, A infraestrutura corresponde á primeira fase de toda a obra, e que esta fase já foi metade realizada. Uma das preocupações nesta fase é garantir a inclinação de até 15 metros a cada quilômetro da ferrovia, cuidado necessário para assegurar melhor qualidade no transporte de cargas.
A construtora confirma que, após concluir a primeira etapa das atividades de infraestrutura no lote de Itaueira, começou a manejar recursos do local para outros lotes, principalmente para as áreas atendidas pelos lotes da região de Paulistana. O processo de transição deverá ser concluído até o final do mês de maio deste ano.
A Transnordestina, construída em bitola larga e, em alguns trechos, mista, é uma ferrovia de classe mundial, responsável por interligar os estados do Piauí, Ceará e Maranhão, numa extensão total de 1.728 quilômetros.
O empreendimento contempla também a instalação de terminais portuários de exportação de granéis sólidos, implantados estrategicamente próximos aos principais mercados consumidores e em portos capazes de operar com navios Cape Size, o que garantirá maior competitividade ao negócio. Dois mil trabalhadores estão trabalhando na obra. A capacidade de transporte de cargas na ferrovia será de 32 toneladas/eixo.
A produção e transporte anual chegarão a 30 milhões de toneladas, inicialmente, podendo ultrapassar 100 milhões de toneladas quando estiver totalmente sinalizada. No Piauí, as principais cargas transportadas serão minério e grãos, principalmente da região sudeste, além de gesso proveniente da região fronteiriça a Pernambuco.