Publicada em 07 de Março de 2013 �s 14h18
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí está realizando um curso de Capacitação em Vistoria e Análise de Projetos. A turma iniciou suas atividades na terça-feira (5), nas dependências do Quartel Geral, que fica na Avenida Miguel Rosa. Serão 31 novos soldados trabalhando para verificar se as estruturas físicas de edificações estão cumprindo com as exigências de segurança.
O curso, com duração de oito dias, está sendo ministrado pelo major Veloso e pelo major Carvalho Leal, oficiais do Setor de Engenharia. Após a formação, os soldados serão locados nas bases estabelecidas em Parnaíba, Floriano, Picos e em Teresina.
“O objetivo do curso é dotar os militares de conhecimento técnico para que possam realizar as análises dos projetos, bem como as vistorias”, disse o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Manoel Santos.
Desde o ano passado, o Corpo de Bombeiros vem intensificando esse tipo de atendimento. Somente em 2012 foram realizados mais de 5 mil atendimentos, sendo 4.000 vistorias e mais de 1.000 análises de projetos.
Qualquer tipo de edificação, para funcionar, tem que passar por uma vistoria criteriosa prevista na Lei Estadual N°5483 que trata sobre o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado e dá competência à corporação de realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios.
O Corpo de Bombeiros realiza rotineiramente um trabalho criterioso em relação a edificações, que só são liberadas depois de cumprir uma série de exigências. “Todo edifício, ao ser construído, precisa ter o projeto encaminhado à corporação para que seja feita a análise das exigências de segurança. Após a construção, é realizada uma vistoria às instalações da obra para ver se a execução cumpriu com o projeto”, destacou o comandante.