Publicada em 20 de Fevereiro de 2014 �s 11h58
Através da parceria firmada entre a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, em Estabelecimento de Hospedagem, de Gastronomia de Refeições Coletivas e Casas de Diversões do Estado do Piauí (Sintshogastro), os trabalhadores que atuam ou pretendem atuar no ramo de hotelaria terão a oportunidade de se profissionalizar e gerar empregos. Na capital e no interior, os interessados receberão qualificação e serão cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (SinePiauí).
O Sintshogastro é a entidade que representa as categorias Hotel, Estabelecimento de Hospedagem, Gastronomia de Refeições Coletivas e Casas de Diversões. Visando o firmamento da parceria, o presidente do Sindicato, Uldeci Coelho, procurou a Setre e expôs a situação dos profissionais de hotelaria. “Precisamos qualificar os trabalhadores o mais rápido possível, pois há muita carência neste quesito”, argumentou.
Segundo o presidente, o mercado de hotelaria está aquecido, mas os profissionais qualificados na área ainda são poucos. “Esta área é muito abrangente, no entanto, os cozinheiros, garçons, churrasqueiros e os trabalhadores de todas as categorias precisam estar aptos e precisam demonstrar domínio da atividade. Com a qualificação, diversas vagas ociosas serão ocupadas”, explica Uldeci.
Com a parceria, além de Teresina, os trabalhadores de Piripiri, Parnaíba, Floriano e Luís Correia, municípios que abrigam as subsedes do Sintshogastro, serão beneficiados com a capacitação. “O Sindicato nos indicará as pessoas que necessitam de capacitação e a Setre ofertará a qualificação, seja por meio do Pronatec/BSM, seja pelo Qualifica Piauí. O principal objetivo é gerar mais emprego e renda”, esclarece a secretária Larissa Maia.
O Pronatec/Brasil sem Miséria oferta cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os cursos são ministrados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico. Já, o Qualifica Piauí leva capacitação aos cidadãos por meio de caminhões itinerantes que oferecem uma estrutura de alta tecnologia. As unidades percorrem o Estado de Norte a Sul, permanecendo em cada município pelo período de 30 dias.