Publicada em 03 de Junho de 2016 �s 21h10
Um painel com quase três metros de altura instalou de vez o espírito olímpico no Piauí. O descerramento do totem situado no jardim do Palácio de Karnak, marcou o lançamento do Revezamento da Tocha Olímpica, na noite dessa sexta-feira (3). Na próxima semana, nos dias 9 e 10, a chama, que vem percorrendo o Brasil, chega ao nosso estado e passará por cinco cidades, revelando ao mundo as belezas do território piauiense.
"Todo nosso carinho, história, natureza, revelações culturais serão demonstrados em Parnaíba, Piracururca, Piripiri, Campo Maior, Altos e Teresina. Teremos a oportunidade de levar ao Brasil e ao mundo aquilo que temos de melhor", disse o governador Wellington Dias.
A solenidade contou com autoridades do poder legislativo federal, estadual e municipal, das cidades envolvidas, além do prefeito de Teresina, Firmino Filho. Os presentes assistiram a apresentações de dança e receberam lembranças distribuídas por "deusas gregas", figurino especial trajado por bailarinas teresinenses.
Quem também marcou presença na solenidade foi a judoca Sarah Meneses, principal representante do estado nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A atleta medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres em 2012, agradeceu o apoio recebido do Governo do Piauí ao longo dos últimos anos e demonstrou foco no desafio em busca do bi campeonato olímpico. "Existe ansiedade, um pouco de tensão, do nervosismo, existe a cobrança, mas o mais importante é o controle psicológico para que as coisas andem de maneira positiva", falou a lutadora de ouro.
Além de Sarah, o Piauí também terá como representante nos jogos olímpicos o velocista José Carlos, que correrá o revezamento 4x100 no atletismo. O atleta é maranhense mas estará representando o Piauí com apoio do Governo do Estado.
"Estaremos representados nas Olimpíadas com atletas, voluntários e com nosso povo durante a passagem da tocha. É muito orgulho" revelou o presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho.