O campeão peso-galo (até 61,2kg) do UFC, TJ Dillashaw, vai disputar seu segundo cinturão quando descer de categoria para enfrentar o campeão peso-mosca (até 56,7kg), Henry Cejudo, em janeiro, no UFC 233. O confronto deve ser o último da divisão, cujos lutadores vêm sendo demitidos pelo Ultimate desde que o ex-campeão da categoria, Demetrious Johnson, foi enviado para o ONE Championship numa troca pelo peso-meio-médio Ben Askren.
"Killashaw" praticamente confirmou o encerramento da categoria ao comentar por que aceitou a luta no peso de baixo.
- O UFC quer se livrar da divisão e me contrataram para descer, fechá-la e conquistar outro cinturão no processo. É só lucro para mim. Eles estão me pagando uma c*** de dinheiro para descer, matar a divisão peso-mosca e recolher um segundo cinturão. Então, é hora de jogar - disse o lutador em entrevista ao podcast "Ariel Helwani's MMA Show".
Dillashaw entende que, uma vez que ele vença Cejudo e se torne campeão de duas divisões, não vai haver sentido em manter as duas categorias de peso ativas.
- Parece que eu vou assumir o controle. Assim, se eu sou o campeão nas duas divisões, para que manter (o peso-mosca)? Toda a atenção está no peso-galo de qualquer forma, então, no fim das contas, façam os caras que eles acreditam que deviam permanecer, subir e desafiar pelo cinturão - argumentou.
A superluta pelo cinturão dos moscas é algo que Dillashaw já pede desde o ano passado, quando se ofereceu para enfrentar Demetrious Johnson, na época prestes a quebrar o recorde de defesas consecutivas de cinturão da história do UFC. Johnson recusou a luta, desconfiado se o adversário seria capaz de bater o peso, mas Dillashaw insistiu no pedido e se mostrou aberto a baixar mesmo quando Henry Cejudo destronou Demetrious.
- Já comecei o processo, já estou trabalhando. Vai ser melhor dessa forma, de qualquer jeito, porque não vai ter desculpas. Sem desculpas que eu sou o lutador maior, que estarei maior quando estiver lutando com ele, porque vou descer e bater o peso. Acredito que temos o mesmo peso de qualquer forma, sou um peso-galo pequeno. Não tenho problemas para bater 56,7kg. Vai ser um pouco mais de trabalho, vou estar um pouco mais dedicado e em melhor forma. Estou empolgado pela oportunidade. Como eu disse, é só lucro para mim. Vou continuar a expandir meu legado, conquistar outro cinturão, e me tornar o último campeão peso-mosca - concluiu Dillashaw.