Ao falar hoje (14) na sessão solene alusiva à Semana Neuro em Ação, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), disse que a Alepi apóia as ações promovidas pela Sociedade Piauiense de Neurologia para prevenir doenças neurológicas. Ele colocou a TV Assembleia e a Rádio Assembleia à disposição das campanhas de prevenção a acidentes e outros problemas que afetam a população piauiense.
Themístocles Filho, que requereu a sessão solene, abriu os trabalhos convidando para compor a mesa de honra, dentre outros, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, o presidente da Sociedade Piauiense de Neurologia e da Associação Reabilitar, Benjamin Pessoa Vale, o diretor geral do Detran-PI (Departamento Estadual de Trânsito no Piauí), Arão Lobão, e o juiz federal Nazareno Reis.
Após a execução do Hino do Piauí, Themístocles Filho saudou a todos os presentes e destacou a atuação do médico Benjamin Vale como um neurocirurgião preparado e competente que, segundo ele, foi usado por Deus para salvar a sua vida quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Themístocles Filho disse que o neurocirurgião Benjamin Vale poderá ajudar o senhor Manoel Carlos, de Esperantina, que estava presente na sessão solene, a voltar a andar. O senhor Manoel Carlos se encontra em cadeira de rodas. O parlamentar do PMDB considerou importante a participação na sessão solene do secretário de Saúde, Florentino Neto, e do diretor geral do Detran, Arão Lobão, bem como dos demais integrantes da mesa de honra.
Em seguida, Themístocles Filho declarou que os acidentes de carros e motos têm feito centenas de vítimas, o que, segundo ele, mostra a importância das campanhas de conscientização das pessoas visando evitar que eles continuem ocorrendo em grande número no Piauí. “A Assembleia Legislativa está de braços abertos para ajudar essas campanhas”, declarou o presidente do Poder Legislativo.
O superintendente do Projeto Pense Bem Trauma, Igor César, disse que a Semana Neuro em Ação abre novas perspectivas para reduzir o número de acidentes de trânsito registrados no Estado e, consequentemente, das pessoas vítimas de problemas neurológicos. “Infelizmente, os hospitais estão cheios de pessoas que são vítimas de acidentes causados, principalmente, por imprudência no trânsito”, ressaltou ele.
Deputados defendem ações contra acidentes
Vários parlamentares estaduais se manifestaram durante a sessão solene alusiva à Semana Neuro em Ação. O deputado B. Sá (PP) parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), por ter requerido a sessão solene e disse que é importante que sejam realizadas campanhas que conscientizem a população sobre a necessidade de evitar acidentes no trânsito e até mesmo de mergulhar em águas rasas.
B. Sá, que é filho de um neurologista, o ex-deputado federal B. Sá, destacou a atuação do médico Benjamin Pessoa Vale, presidente da Sociedade Piauiense de Neurologia, na área da neurocirurgia no Estado. Ele lembrou outros neurocirurgiões que contribuíram para a evolução da medicina no Piauí, dentre eles, o ex-deputado estadual Francisco Ramos.
O deputado Júlio Arcoverde (PP) disse que é preciso acabar com a epidemia de acidentes de trânsito que têm vitimado dezenas de pessoas no Piauí, principalmente jovens entre 18 e 25 anos. “O Detran vem realizando ações para diminuir os acidentes tanto em Teresina como no interior”, acentuou ele. O deputado Dr. Pessoa (PSD) parabenizou Themístocles Filho pela realização da sessão solene e disse se sentir orgulhoso porque a Alepi está ajudando a cuidar de vidas.
Bebidas e celular causam maioria dos acidentes
O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito no Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, disse, hoje (14), na sessão solene alusiva à Semana Neuro em Ação, que a maioria dos acidentes de trânsito no Estado é causada pelo uso de bebidas alcoólicas e do celular pelos condutores de veículos. Ele afirmou que o Detran apóia todas as iniciativas que visam reduzir os acidentes, como a promovida pela Sociedade Piauiense de Neurologia.
Arão Lobão declarou que o Departamento Estadual de Trânsito, juntamente com outros órgãos de segurança, realiza ações conjuntas, como campanhas de conscientização da população, o que vem contribuindo para diminuir o número de vítimas fatais no trânsito.
“Os últimos dados indicam que a quantidade de mortes ocorridas em acidentes caiu 41% no primeiro semestre deste ano”, assinalou o diretor geral do Detran-PI, lamentando que a mesma coisa não ocorreu ainda em relação ao número de acidentes com carros e motos que permanece elevado. Ele acrescentou que as motocicletas representam 47,8% dos veículos existentes no Estado.
Antes de encerrar seu discurso, Arão Lobão parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), pela realização da sessão solene e o presidente da Sociedade Piauiense de Neurologia, médico Benjamin Pessoa Vale, pelas campanhas que visam evitar que a população sofra com doenças neurológicas.
J. Barros - Edição: Katya D'Angelles