O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles Filho (PMDB), confirmou que é candidato à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, cargo que ficou vago após a morte do ex-deputado Xavier Neto.
"Eu confirmou que sou candidatou, mas só discuto isso com os deputados e as deputadas. Eu não quero brigas, não quero discussão, mas esse é um direito meu, é aberto a qualquer cidadão", declarou o político, em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (30).
Entre os outros nomes cotados para a vaga está a secretária de Saúde do Estado, Lílian Martins, e também O procurador-chefe do Ministério Público de Contas do TCE, José Araújo Pinheiro Júnior.
Cassassão do prefeito de Esperantina
O deputado comentou ainda sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassassão do prefeito de Esperantina, Francisco Antônio (PT).
"Dizem que o PMDB pediu a cassassão do prefeito. Isso é mentira. Quem pediu foi o Ministério Público. Se alguém conseguir uma assinatura do partido nesse processo, eu pago R$ 10 mil", prometeu Themístocles.
Sobre sua possível candidatura ao cargo de prefeito do município, o deputado negou que seja algo já definido. "O PMDB vai lançar candidatura a prefeito, independente de qualquer coisa, mas ainda não existe um nome. Ainda serão feitas pesquisas", explicou.
Suzano Papel e Celulose
O presidente da Alepi disse ainda que as suspeitas de que a Suzano Papel e Celulose fosse adiar as obras no Piauí se deu porque a empresa já está se instalando no Maranhão. "A previsão era que aqui a empresa se instalasse em 2014, mas soubemos que no Estado vizinho isso já está acontecendo, o que é estranho e causa impotência em nós gestores", esclareceu.
Na Alepi foi aprovado um requerimento pedindo que o superintendente de Projetos Estratégicos do Governo, Jorge Lopes, compareça à Casa e forneça informações sobre o assunto. "Isso tudo nos preocupa porque é um investimento que o Brasil não pode perder. A Suzano vai gerar no Piauí mais energia que a Barragem de Boa Esperança", finalizou o parlamentar.
O investimento da Suzano no Piauí está orçado em mais de R$ 3 bilhões.