Publicada em 21 de Dezembro de 2015 �s 19h25
O governador Wellington Dias participou na tarde desta segunda-feira, 21, em Brasília, da posse do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa; do Planejamento, ministro Valdir Simão e também da despedida do ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
O governador declarou que essa agenda em Brasília foi positiva, pois os ministros Nelson Barbosa e Valdir Simão são técnicos de experiência reconhecida nacional e internacional, conhecem o projeto da presidenta. “Hoje, a presidente deu o tom, de um lado o compromisso com a responsabilidade fiscal, a garantia do controle de despesa, mas ela aponta a necessidade do Brasil trabalhar e ter compromisso com o lado das receitas, fazendo esforço para o desenvolvimento do país”, comenta, enfatizando que o crescimento econômico faz com que o país volte a melhorar e consolidar não só o equilíbrio fiscal, como também dar as condições de executar obras, programas e dar sustentação às necessidades do povo brasileiro.
A presidente Dilma manifestou sua confiança e apoio à equipe que tomou posse para o cumprimento de metas que ela estabeleceu. São metas voltadas para que o país tenha condições de garantir segurança ao empreendedor.
“Fiquei animado com a fala da presidente Dilma e também com o pronunciamento do ministro Nelson Barbosa, especialmente, pois desde o início do ano vejo a necessidade de o Brasil sair dessa linha única de corte de despesa, de investimento, mostrando a necessidade do Brasil ser ousado, garantindo a criação de um ambiente de esperança, numa perspectiva de gerar emprego e renda e fazer o Brasil crescer em todas as áreas”, diz, enfatizando que sentiu essa diferença no diálogo com o ministro Nelson Barbosa, que manifestou compromisso no contrato de empréstimo com o Banco Mundial, que já havia passado e aprovado pelo Planejamento. “São 320 milhões que serão investidos em educação, saúde, segurança, pequenos agricultores e na infraestrutura necessária para o crescimento da região.
Tesouro Nacional
Após a cerimônia de posse, o governador participou de audiência na Secretaria do Tesouro Nacional, quando foi recebido por Priscilla Maria Santana, subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais, que manifestou junto com sua equipe e os técnicos do Piauí, liderada pelo secretário de Planejamento Antonio Neto; superintendente da representação em Brasilia, Roberto John; superintendente da área de contrato de empréstimos, Sergio Gonçalves; junto com o secretário de Fazenda Rafael Fonteles, e o Procurador Gerado do Estado, Plínio Klerton; disposição para agilizar a aprovação do processo de contrato de empréstimo com o Banco Mundial.
“Infelizmente, essa aprovação vai ocorrer entre dezembro e janeiro quando não haverá atividade no Congresso Nacional. Em todo caso, foi acertado o compromisso de que o projeto será enviado para Casa Civil e no início da Legislatura, início de fevereiro, será possível a aprovação do contrato na Comissão de Assuntos Econômicos e do plenário do Senado”, disse o governador, declarando que no mês de março e abril poderá contar com esses recursos para investir no Piauí.