O terminal de petróleo de Teresina está sobrecarregado após a greve dos caminhoneiros. De acordo com o Sindicato de Postos Revendedores de Combustíveis, a grande procura após o desabastecimento de pelo menos 90% dos postos do estado tem gerado longas filas de caminhões-tanque no local.
“Ainda há fila para carregar. A gente chega para carregar hoje e carrega no dia seguinte. A clientela não sente isso, só a gente. Porque geralmente o posto tem um pequeno estoque que vai segurando. Às vezes até falta e fica cerca de meia hora, uma hora sem o produto, mas logo chega”, informou o presidente do sindicato, Alexandre Valença.
O caminhoneiro Lourival do Leite leva combustível para postos em Teresina, Valença e Lagoa do Sítio foi um dos que aguardava para abastecer o caminhão no terminal. "Não voltou ao normal ainda. Não está 100%, vamos dizer que esteja 80%. As filas ainda estão um pouco grandes por conta da paralização", disse.
Segundo o presidente do sindicato de postos, apesar das filas e da demora para carregar os caminhões-tanque, o abastecimento está quase regularizado, exceto pela falta de etanol. “Todo combustível já tem, menos o álcool hidratado, que vem do Sul. A previsão é que ele chegue até o final da semana”, afirmou Alexandre Valença.
Preço do diesel
O preço do diesel, principal pauta do movimento dos caminhoneiros, baixou no Piauí. Nessa segunda-feira (4), alguns postos de combustíveis de Teresina já vendiam o combustível mais barato, mas a redução é inferior aos R$ 0,46 determinados pelo governo federal.
O Sindicato de postos de combustíveis afirmou que o governo errou na conta, calculando como se o diesel na bomba fosse óleo puro, e na verdade é 90% de óleo diesel e 10% de biodiesel. O valor repassado pelo governo não incluí o acréscimo do biocombustível, que não teve seu valor reduzido.
Os postos procuraram o Procon para marcar uma audiência sobre o repasse do preço do diesel. A reunião com representantes do Estado, da Advocacia Geral da União, distribuidoras, postos de combustíveis e outra entidades está marcada para o dia 13 de junho.
TERESINA