Terminais de ônibus do sistema de transporte urbano de Teresina terão patrulhamento e blitz a partir desta quinta-feira (29), de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A medida foi anunciada após reunião, nesta quarta-feira (28), com representantes da Prefeitura de Teresina para discutir ações conjuntas de segurança em terminais e estações da capital.
O assassinato do estudante de medicina Rayron Holanda, 22 anos, durante um assalto, no domingo (25), na estação da Macaúba, na Zona Sul, motivou as forças de segurança a repensarem o esquema.
Segundo o secretário da Segurança, coronel Rubens Pereira, serão feitos patrulhamentos 24 horas por dia nos terminais de maior aglomeração.
Os patrulhamentos serão feitos em viaturas e motocicletas. O esquema contará ainda com realização de blitzen e a presença da Guarda Municipal de Teresina.
"Teremos acesso às faixas exclusivas dos ônibus e os patrulhamentos serão revezados entre PM e Guarda Municipal. Vamos fazer com que estes e as blitzen cheguem a todas as zonas", explicou o secretário.
O secretário informou que a mudança também vai contemplar as estações de transbordo. “A intenção é prevenir ações infratoras e, no caso de acontecer, investigar e descobrir rapidamente os autores. Isso será possível com essa união de esforços, que é o caminho mais eficaz para solucionar o problema", disse o coronel Rubens Pereira.
Estiveram presentes à reunião gestores e representantes da Polícia Militar (PM-PI), Polícia Civil, Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas de Teresina (Semcaspi), Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) e Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).
TERESINA