Os teresinenses foram pegos de surpresa com o novo decreto municipal que impede a abertura de supermercados e postos de combustível neste sábado (27) e domingo (28) na capital. As medidas de isolamento mais rígidas são para evitar a disseminação do coronavírus.
Na noite desta sexta-feira (26), muitas pessoas lotaram os supermercados e postos de combustíveis em Teresina. Filas quilométricas foram registradas em todas as zonas da cidade.
Conforme o decreto, poderão funcionar neste fim de semana apenas: farmácias e drogarias, serviços de saúde, serviços de segurança e vigilância, delivery exclusivamente para alimentação e orgãos de comunicação.
Serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão deverão funcionar neste fim de semana, desde que respeitem as determinações sanitárias, inclusive quanto aos atendimentos emergenciais.
Em caso de descumprimento das medidas sanitárias, estão sujeitos à aplicação de multa, interdição total das atividades e cassação de alvará de localização e funcionamento. .
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.