Teresina registrou os dois piores Ãndices de isolamento social da semana nos últimos dois dias: entre 50% e 51%. A capital já tem 5 mortes confirmadas pela Covid-19, sendo uma delas de uma jovem de apenas 22 anos. A prefeitura alertou que dados continuam bem abaixo do mÃnimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavÃrus, que é de 73%.
Veja serviços afetados pelo coronavÃrus no PiauÃ
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
O prefeito Firmino Filho comentou o Ãndice em suas redes sociais, nesta sexta-feira e disse que quanto mais as pessoas demorarem a entender a gravidade da situação, mais grave ela vai ficar.
"Chegamos à Sexta-Feira Santa ainda mais preocupados com a situação do novo coronavÃrus em Teresina. Ns contramão de mais casos confirmados e um óbito, o nosso Ãndice de isolamento social ontem foi de 51%. A falta de informação traz o benefÃcio da dúvida. Mas quando se tem o conhecimento, a autorresponsabilidade costuma ser cobrada. Que estejamos preparados para isso", lamentou.
O gestor já havia comentado o risco do descumprimento do isolamento ao divulgar os dados pela primeira vez:
"As pessoas estão perdendo o medo da doença, ficando seguras de sair nas ruas. É necessário que as pessoas se mantenham em casa, porque estamos na escuridão sobre tudo que está acontecendo. Não podemos jogar panos quentes, a verdade é que não temos testes para todos e não temos como saber se tem 5%, 10%, 15% ou 30% da população infectada", alertou.
A prefeitura e o governo do estado do Piauà têm feito a estimativa com base em dados de um aplicativo recifense que monitora o GPS de celulares de habitantes da capital e do estado. Ao todo, apenas em Teresina, são 217 mil aparelhos monitorados. No estado, são 498 mil.
O isolamento é considerado quando o GPS indica movimentação, em determinados horários, de menos de 400 metros de um ponto fixo, que supõe-se ser a residência de cada uma das pessoas monitoradas.
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vÃrus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir à s ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veÃculos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.