Longos engarrafamentos se formaram no Centro de Teresina, principalmente na avenida Maranhão e na rua Areolino de Abreu, nesta terça-feira (20). Além da mudança no fluxo da Ponte Metálica, dois acidentes na Ponte José Sarney, conhecida como Ponte da Amizade, complicaram ainda mais a situação. As duas pontes fazem a ligação entre Teresina e Timon (MA).
De acordo com o gerente de Operação e Fiscalização da Strans, Denis Lima, um acidente aconteceu às 7h da manhã e outro aproximadamente às 8h30 na Ponte da Amizade. Em um deles, uma pessoa ficou ferida e foi levada pelo Samu para o hospital. Ainda não há detalhes sobre seu estado de saúde. Na segunda ocorrência, um engavetamento envolvendo três carros também deixou o trânsito lento com uma das pistas interditada.
A passagem pelo elevado seria uma das opções para quem saiu de Teresina para Timon nesta manhã, já que a Ponte Metálica está com o fluxo direcionado apenas no sentido oposto das 6h às 9h desde esta terça-feira.
Assim, a alternativa seria o uso da ponte da Amizade e Ponte Nova, na Zona Sul de Teresina. Contudo, apenas esta última ficou disponível durante boa parte da manhã. Na avenida Maranhão, que margeia o rio Parnaíba, um enorme engarrafamento foi registrado. Na praça da Bandeira, ao longo da rua Areolino de Abreu, passageiros relataram ter ficado mais de meia hora dentro dos ônibus sem conseguir sair do lugar.
Os motoristas orientaram os usuários a fazerem o trajeto a pé. Segundo o presidente do Sindicato do Transporte Rodoviário de Teresina, Fernando Feijão, o engarrafamento chegou até a praça do Fripisa. De acordo com um motorista de ônibus, ele já estava no congestionamento havia cerca de uma hora, às 9h30, desde a avenida Coelho de Resende. Outro motorista afirmou que sua linha estava com um atraso de meia hora a partir da avenida Areolino de Abreu.
A Strans iinformou ao G1 que enviou agentes ao Centro da capital para tentar acelerar o fluxo do trânsito. Somente a partir das 10h os veículos começara a trafegar mais rapidamente.