Publicada em 26 de Setembro de 2012 �s 11h54
O mapa de ocorrências de trânsito, da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), registrou no mês de agosto 115 acidentes com vítimas e 231 acidentes sem vítimas. O tipo de acidente mais frequente durante o mês foi a colisão, com 102 ocorrências em acidentes com vítimas e 168 em acidentes sem vítimas.
De acordo com o mapa, o automóvel é o veículo que mais se envolveu em acidentes sem vítimas com 315 ocorrências, seguido por 59 caminhonetas, 44 caminhões, além dos demais tipos de transportes. Nos acidentes com vítimas, a motocicleta é o transporte de maior incidência com 100 aparições, seguido 88 carros e 14 ônibus, dentre outros.
Os homens foram as principais vítimas de acidentes de trânsito durante o mês de agosto, das 144 vítimas feridas 103 são do sexo masculino. Deste total de vítimas 52 estão na faixa etária dos 18 a 29 anos, o que reflete a preocupação do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e parceiros do Sistema Nacional de Trânsito com a juventude. “Precisamos conscientizar os jovens sobre os perigos do excesso de velocidade e da ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir”, explica Gemma Galgani, coordenadora da Escola Piauiense de Trânsito.
As vias com o maior número de acidentes durante o mês de agosto foram, a Avenida Miguel Rosa com 13 ocorrências e a Avenida Henry Wall de Carvalho com nove. Os cruzamentos com maior índice de acidentes foram: Avenida Dom Severino com Avenida Aviador Irapuã Rocha e Av. Marechal de Castelo Branco com Av. Frei Serafim.
Com o intuito de reduzir estas estatísticas o Detran-PI e parceiros realizaram, de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito que teve com o tema Não exceda velocidade. Preserve a vida. Realizando ações educativas com estudantes e condutores a fim de proporcionar uma maior conscientização sobre a importância das leis de trânsito.