Publicada em 05 de Abril de 2013 �s 14h03
Depois da consolidação das três Estações Piauí Digital (EPD), que funcionam na Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho e no bairro Dirceu, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) concluiu a etapa licitatória para reforma das salas que sediarão as Estações Piauí Digital Adaptadas.
As novas EPDA funcionarão em salas de prédios públicos distribuídos em toda a Teresina, alcançando assim o maior número de pessoas. “Já concluímos a licitação da empresa que reformará esses ambientes e ainda neste mês de abril as obras terão início. A ATI já possui os equipamentos a serem destinados a cada uma das nove unidades de EPDA”, explicou o assessor técnico da Agência, Thales Brandt.
Nos bairros Monte Castelo, Dirceu, Promorar, São Pedro, Ilhotas, Planalto Ininga, Santa Maria da Codipi, Porenquanto e Centro, cada Estação Piauí Digital adaptada contará com 11 computadores e internet banda larga com velocidade de 10 Mb disponíveis.
“As três primeiras Estações de Teresina tiveram uma excelente receptividade e nos serviram de base para expandirmos a atuação da ATI na capital. A satisfação dos usuários quanto à velocidade da internet, da qualidade dos cursos oferecidos e do acompanhamento dos instrutores é visível e, por isso, estaremos levando a mais regiões este serviço”, destacou Thiago Siqueira, diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí.
A previsão é que até o mês de agosto deste ano, Teresina conte com 12 Estações Digitais em pleno funcionamento. Atualmente, cada uma das três EPD atende mensalmente aproximadamente 1.500 usuários, totalizando 4.500 teresinenses.
Em 2012, o Governo do Estado ofereceu cinco cursos de informática, que também serão levados às Estações. “Nas novas estações também serão oferecidos os cursos de informática básica em um turno e no turno paralelo, livre acesso dos moradores de cada região à internet”, enfatizou Thales Brandt.