Transportes coletivos...
A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), já iniciou as obras de engenharia de tráfego para a implantação do sistema de integração dos transportes coletivos urbanos da cidade. No dia 2 de janeiro, data definida pelo prefeito Elmano Férrer para o funcionamento do novo sistema, 40% das linhas estarão interligadas, proporcionando economia para estudantes e trabalhadores que utilizam mais de uma condução nos deslocamentos de casa para a escola ou para o trabalho.
A integração começa pela Avenida Frei Serafim, onde já foi pintada uma faixa semiexclusiva para a circulação de ônibus e taxis com passageiros. Além da pintura asfáltica, ao longo da Frei Serafim foram implantadas placas de sinalização vertical que indicam que a faixa é somente para a circulação de ônibus e, ainda, sinalização de proibido estacionar.
Para que seja realizado o monitoramento da avenida, a Strans instalou ao longo da via 20 câmeras que têm alcance de seiscentos metros. Ao todo foram instaladas 53 câmeras em toda a cidade. Essas câmeras estão ligadas diretamente a uma central de monitoramento de trânsito e tráfego que foi instada na sede da superintendência.
Os abrigos para passageiros que farão parte do sistema de integração estão sendo pintados na cor verde e terão um espaço para a divulgação das linhas que se integrarão.
Além disso, um material publicitário está em fase de finalização e será distribuído em malas diretas para os usuários dos transportes coletivos. Uma equipe de colaboradores e educadores de trânsito está sendo capacitada para tirar todas as dúvidas das pessoas.
De acordo com a superintendente da Strans, Alzenir Porto, a parte estrutural da primeira etapa está em fase finalização. "Por determinação do prefeito Elmano Férrer, estamos trabalhando diuturnamente para que no dia 26 a integração já seja uma realidade. Os usuários não precisam se preocupar, pois a nossa equipe estará nas ruas para responder a todas as dúvidas dos usuários", acrescentou.
Alzenir ressaltou ainda que todo o sistema de integração foi estudado e programado pela Strans para atender satisfatoriamente aos usuários, melhorando a circulação dos transportes coletivos e reduzindo congestionamentos em eixos importantes como a Avenida Frei Serafim. "O nosso trabalho está sendo um sucesso graças à determinação do prefeito Elmano Férrer e a dedicação da equipe de profissionais da superintendência, que não tem medido esforços para concretizar a integração do transporte público da nossa cidade", enfatizou.
Fiscalização - A superintendente esclarece que a partir do dia 2 de janeiro a fiscalização na Avenida Frei Serafim terá um caráter punitivo. "É importante lembrar que na Avenida Frei Serafim os condutores que precisarem fazer a conversão à direita devem pegar a faixa exclusiva e fazer a conversão logo na primeira quadra. Caso isso não aconteça, esse condutor poderá ser autuado. No momento estamos realizando um trabalho educativo, por isso é muito importante que as pessoas comecem a respeitar a faixa exclusiva para os ônibus", enfatizou.
A superintendente explicou ainda que a faixa exclusiva já tem mudado o trânsito na Avenida Frei Serafim. "Com essa mudança já tivemos um ganho de 15 minutos nas viagens dos ônibus. Alguns ônibus muitas vezes chegavam com atraso no ponto de origem, mas com a faixa exclusiva estão concluindo a viagem antes do horário previsto", complementou.
Sistema - No que diz respeito ao tempo da integração, Alzenir esclarece que o usuário do sistema de integração terá uma hora para pegar o segundo ônibus. "Iremos ter uma redução de gasto de tempo e de dinheiro, pois as pessoas que antes pagavam duas passagens para dois ônibus agora irão utilizar apenas uma tarifa e meia. Isso significa redução de gastos e um transporte de maior qualidade", explicou.
Para o gerente de Planejamento da Strans, José Lopes, a integração foi idealizada para atender inicialmente a cerca de 42% das pessoas que usam diariamente o transporte público em Teresina. "Nenhuma das capitais que já têm o transporte público integrado começou integrando 42% do sistema, por isso já estamos iniciando na frente de todas as demais capitais", revelou.
Lopes explicou ainda que são ao todo 33 linhas que foram incorporadas à integração. "Assim, estamos atendendo a uma grande demanda. O transporte ganhará mais agilidade e atenderá melhor às necessidades dos nossos usuários", explicou.
Para atender a demanda dos usuários da integração das linhas de ônibus foram instalados 70 abrigos em diversas áreas da cidade. "Os abrigos que farão parte da integração estão sendo pintados de verde, terão uma iluminação especial e uma material de divulgação das linhas. Assim as pessoas poderão ficar informadas sobre o roteiro dos ônibus", finalizou.