Teresina homenageia vítimas.
A Prefeitura de Teresina, através da STRANS, em parceria com diversos parceiros como DETRAN, CIPTRAN, PRF, SEDUC, FMS, Ministério Público, Sest/Senat, OAB, CFCs, realiza nos dias 17 e 20 de novembro uma programação em memória das vítimas de acidentes de trânsito.
No dia 17 acontece uma ação educativa na Avenida João XXIII, em frente à Policia Rodoviária Federal . No dia 21 acontece uma visitação a cinco locais onde ocorrências de trânsito vitimaram jovens, idosos e crianças.Neses locais serão colocados arranjos de flores em memória dessas vítimas.
"É o momento de procurarmos lembrar que muitas pessoas que morreram podiam estar vivas se investíssemos mais no comportamento preventivo e tivéssemos um pouco mais de cuidado no trânsito" alerta Audea Lima, gerente de Educação no Trânsito da Strans.
Os números alarmantes de mortes em consequência da violência no trânsito motivaram a ONU(Organização das Nações Unidas), em 2005, a estabelecer todo o terceiro domingo do mês de novembro como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Nessa data são homenageadas as pessoas que morreram em virtude de acidentes de trânsito, além de suas famílias e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas por essas tragédias.
Ao redor do mundo, entidades vinculadas à disseminação da cultura de segurança viária incentivam que governos e organizações civis realizem uma mobilização social para reivindicação de ações efetivas para a redução de vítimas e práticas sustentáveis de segurança no trânsito. Portanto, trata-se de uma data que transcende o ritual de homenagem às vítimas para uma manifestação pela valorização da vida e aplicação de conceitos de cidadania.