Pensar numa cidade para as pessoas e com foco na sustentabilidade e transparência, uma das metas do prefeito Firmino Filho, agora será um compromisso de gestão. Isso porque foi assinada, em solenidade no final da manhã desta quarta-feira (19) a adesão de Teresina ao Programa Cidades Sustentáveis. O projeto tem como foco diversos eixos que aperfeiçoam os indicadores sociais que, ao serem trabalhados, melhoram a qualidade de vida da população.
O Programa Cidades Sustentáveis oferece ferramentas para que as cidades se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Os gestores recebem uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios.
Dentro do Programa, a cidade deverá trabalhar 12 eixos: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; do local para o global; cultura para a sustentabilidade.
Representando o prefeito Firmino Filho, o secretário de governo, Luciano Nunes, destacou os bons índices que a cidade vem alcançando em diversos setores e que afetam diretamente na vida dos moradores. “Esta será uma ferramenta de planejamento de uma grande utilidade para a cidade, que pode se tornar ainda melhor. Além disso, é importante destacarmos que esse programa será totalmente sem custos e que terá um resultado satisfatório”, frisou.
Para o secretário de planejamento e coordenação, Washington Bonfim, a adesão cidade ao Programa acontece em um momento oportuno, tendo em vista a transformação da sociedade, que hoje passa a ocupar de forma ainda mais intensa os centros urbanos, fazendo com que os olhares sejam mais focados para políticas públicas para as cidades. “É um desejo pessoal do prefeito aderir ao programa, pois acredita que temos que pensar numa cidade para as pessoas”, destacou.
Teresina é a 21ª capital a aderir ao programa no país e, de acordo com o coordenador executivo do Projeto Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi Pereira, a capital piauiense conta com vantagens em relação a outras cidades, já que muitas das metas previstas no programa já estão incluídas no Plano Plurianual. “É uma prova de que Teresina tem uma boa prática de planejamento e gestão, com pessoas preocupadas com a cidade. Essas boas práticas dos municípios servem de referência para outros”, finalizou.