Publicada em 15 de Maio de 2012 �s 09h43
Técnicos do Instituto de Metrologia do Piauí participaram de uma palestra, na tarde dessa segunda-feira (14), promovida por uma rede de supermercados de Teresina. A diretora geral do órgão, Macilane Gomes, acompanhou a equipe, que prestou esclarecimentos sobre as ações de fiscalização dos setores da Qualidade e Pré-medidos, além das normas exigidas pelo Inmetro.
O encontro serviu também para abrir um importante canal de comunicação entre o órgão fiscalizador e o comerciante, visando diminuir a incidência de erros e melhorar a qualidade do serviço e dos produtos oferecidos ao consumidor. A diretora de Recursos Humanos do grupo salientou a importância da área da qualidade de acompanhar de perto as mudanças na legislação e divulgar para todos os setores.
De acordo com a metrologista Maria José Silva, novos produtos chegam ao mercado o tempo inteiro e o Inmetro acompanha essa mudança informando e treinando o corpo técnico de todos os seus órgãos delegados para atender à demanda. "Recentemente participamos de um treinamento para fiscalização de reservatórios de água potável e em breve será a vez dos purificadores de água. Também está prevista a verificação do selo ruído, que determina o limite de barulho produzido por secadores de cabelo e liquidificadores, por exemplo", afirmou.
Os participantes tiraram dúvidas sobre a importância da pesagem correta de alimentos pré-medidos e a presença do selo do Inmetro nos mais diversos tipos de produtos, como mangueiras de gás, pneus, brinquedos, preservativos masculinos, entre outros. "O Inmetro tem um universo de informações e o Imepi, que é o órgão delegado no Piauí, trabalha não só para fiscalizar, mas também para esclarecer. Temos a função de garantir à sociedade a confiabilidade nas relações de consumo e reforçamos nosso compromisso de sobretudo, informar", afirmou Macilane Gomes.