Publicada em 30 de Outubro de 2013 �s 09h42
A assessora técnica da Escola Superior da Defensoria Pública, Amanda Laís Nolêto, é uma das autoras da página eletrônica "Museu, a outra sala" que obteve o primeiro lugar entre os trabalho inscritos no XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, categoria "Melhor Produto em Jornalismo Digital", etapa nacional, realizado no período de 3 a 7 de setembro em Manaus, capital do Amazonas.
A página foi desenvolvida por Amanda e outros 4 alunos do quinto período do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) como trabalho de conclusão da disciplina de Webjornalismo, ministrada no segundo período letivo do ano 2012, sob a orientação da professora doutora Jan Alyne Barbosa.
A produção já havia sido premiada em junho deste ano como Melhor Produto em Jornalismo Digital do Nordeste durante evento realizado em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Amanda Nolêto explica que a participação nas premiações foi incentivada pela professora Jan Alyne Barbosa, que destacou a boa qualidade do trabalho.
De acordo com Amanda, a página foi desenvolvida a partir de um projeto já realizado pelo Museu do Piauí que incentiva a visitação por parte de estudantes tanto da rede pública como da rede particular de ensino. “É como se o Museu fosse uma extensão da sala de aula”, diz a técnica da DPE.
Além de Amanda, participaram da produção, os também estudantes de jornalismo, Carolina Oliveira, Gabriela Aguiar, Tiago Lopes e Victória Holanda. A página apresenta uma narrativa multimidiática, a partir da qual o usuário tem acesso a um passeio pelas salas do Museu do Piauí através de imagens, vídeos, infográfico e textos que retratam fielmente a importância do acervo histórico.
"Entramos confiantes porque sabíamos, a partir da avaliação da professora, que o nosso trabalho tinha uma boa qualidade e o resultado foi excelente pois, como alunos, já ganhamos um prêmio dessa categoria e nacional. Para mim pelo menos é um grande incentivo e significa que estou no caminho certo”, afirma Amanda.
Canal Futura
A assessora técnica da DPE-PI também foi selecionada, através do Curso de Comunicação Social da UFPI, para participar de Curso em Produção de TV e Vídeo, realizado pelo Canal Futura. O curso é propiciado a partir de um convênio entre a Universidade Federal do Piauí e o Canal Futura.
Segundo Amanda Nolêto, a parte presencial do curso será realizada em um período de 15 dias, no mês de janeiro de 2014, na própria TV Cultura . Após esse tempo ela desenvolverá um trabalho de produção, devidamente orientada pelos ministrantes do curso. A assessora explica que no total o Curso em Produção de TV e Vídeo terá duração de 8 meses.
Criado em 1997, o Futura é um projeto social de comunicação, educação, de interesse público, gerado e construído por parceiros da iniciativa privada e do terceiro setor. Uma TV atrativa e educativa. O Canal Futura em Rede com as Universidades Brasileiras é uma aliança estratégica na geração e transmissão de conteúdos televisivos para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
A rede opera por meio de intercâmbio de conhecimento, de iniciativas compartilhadas para a produção audiovisual e de um relacionamento formal e continuado entre as universidades e o Canal Futura, que permite a construção conjunta de ganhos qualitativos mútuos.