O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) está realizando um levantamento dos motivos para obras estarem paralisadas e suspensas no estado. Algumas das construções está há mais de 10 anos parada mesmo com orçamento de mais de R$ 1,5 milhão. Um questionário eletrônico foi enviado para os gestores.
“A ideia do tribunal e, por orientação do comitê interinstitucional, é que a gente faça um questionário eletrônico para notificar os gestores para que eles indiquem um representante junto ao TCE. Esse representante deve ser cadastrado no site do Tribunal, informando dados pessoais. É enviado um link e senha para o cadastrado responder o questionário”, explicou Bruno Cavalcanti, secretário de Controle Externo do TCE-PI.
O levantamento é uma ação coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) todos os tribunais de conta do Brasil com intuito de mapear os tipos de obras e entender o motivo para a paralisação.
“Precisamos conhecer como se distribuem essas obras e qual o tipo de obras são essas. Se elas são de saneamento, envolvendo edificações de modo geral, obras de infraestrutura. A gente quer entender como essas obras se distribuem”, relatou o secretário de Controle Externo do TCE-PI.
Segundo Bruno Cavalcanti, o objetivo é que essas obras paralisadas sejam retomadas. “Após o fechamento dessa coleta e levantamento de informações, faremos uma análise detalhada do que está levando à paralisação dessas obras”, destacou.
Todas as obras que não emitiram boletim de medição nos últimos 90 dias entram no levantamento. A coleta dos questionários termina no dia 12 de março. No dia 12 de abril o TCE encaminha as informações para o CNJ.