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Taxistas de São Paulo se declaram contra aplicativo Uber

Publicada em 04 de Julho de 2014 �s 15h30


A Associação das Empresas de Táxi do Município de São Paulo (Adetax) se posicionou contra o lançamento do aplicativo Uber na capital. Em comunicado, a entidade afirma que o aplicativo pode criar uma concorrência desleal com os mais de 34 mil taxistas da cidade. O Uber oferece aos usuários uma carona paga, da mesma forma que os aplicativos de chamada de táxi. A startup contrata o serviço de terceiros, que podem ser empresas do setor ou motoristas profissionais liberais, com habilitação e veículo para uso comercial, mas que não são taxistas. O aplicativo foi lançado recentemente no Rio de Janeiro e está em fase de estes em São Paulo. saiba mais Uber chega a São Paulo em fase de teste Nokia prepara aplicativo que muda interface de smartphones Android Yo tem mais de 200 mil downloads para smartphones em 24 horas Aplicativo do Banco Central ajuda a identificar dinheiro falso Taxistas protestam na Europa contra aplicativo de carona compartilhada Leia mais sobre Aplicativos A Adetax argumenta que “a legislação já estabelece que o transporte individual de passageiros na cidade deve ser feito apenas por táxis”. Em comunicado, a associação cita a qualidade do serviço prestado pelos taxistas, a variedade de carros oferecidos, e o preço, que é baseado na tarifa determinada pela prefeitura. “Permitir as operações de um aplicativo que cobra por valores de ‘corrida’, ‘bandeirada’ e ‘quilômetro rodado’ criaria uma concorrência desleal com os profissionais e empresas que têm o direito de prestar esse serviço na cidade”, afirmou. Esta não é a primeira vez que o Uber recebe críticas de taxistas. No dia 11 de junho, taxistas de diversas cidades europeias, como Barcelona, Madri, Londres e Paris, protestaram contra a startup e aplicativos similares. O Uber está presente em 37 países e tem crescido de forma bastante rápida, o que chamou a atenção das empresas de táxi e dos investidores também. Em contrapartida aos protestos dos taxistas, a startup não deve ceder. Em entrevista ao Terra, Solamon Estin, membro da equipe de expansão do Uber na América Latina, comentou sobre o assunto e disse que a empresa está muito focada em continuar suas operações. “Acho que em qualquer lugar do mundo onde existe uma inovação profunda em um mercado que está sendo muito antiquado - e que precisa de mudança -, vai haver uma resistência”, declarou. O Uber oferece um serviço premium com motoristas treinados e carros mais luxuosos. Em São Paulo, a tarifa de base é de R$ 5, e o quilômetro rodado custa R$ 2,42. Para se ter uma comparação, os táxis da capital cobram R$ 4,10 a bandeirada e R$ 2,50 o quilômetro rodado. A startup de tecnologia também se diferencia pelo pagamento da corrida por cartão de crédito via o próprio smartphone.

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Fonte: Vooz �|� Publicado por:
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