Os suspeitos de assalto a uma lanchonete de uma rede de fast food na Zona Leste de Teresina tiveram a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), nesta quinta-feira (14). Durante a audiência de custódia, o juiz Jorge Cley Martins Vieira, da Central de Inquéritos, decidiu converter as prisões em flagrante dos três suspeitos para preventiva.
O roubo aconteceu na madrugada dessa quarta-feira (13), mas os criminosos foram presos após perseguição policial. Um vídeo registrado por câmeras de segurança mostra o momento em que a Polícia Militar troca tiros com os criminosos. Um deles morreu na hora e o outro teve um ferimento na perna.
Nesta quinta-feira (14), o juiz Jorge Vieira converteu as prisões de Jean Carlos Rodrigues de Sousa, Leonardo Clério Marques de Melo e William dos Santos em preventivas. Jean Carlos não participou da audiência por estar internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Na decisão, o magistrado afirmou que se baseou no artigo 312 do Código de Processo Penal. "A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria”, declarou.
O juiz Jorge Vieira ressaltou que os suspeitos utilizaram armas de fogo em “ação ousada e devidamente planejada, em estabelecimento comercial com circulação grande de fregueses e ainda intensa intimidação e ameaça aos funcionários do local, modus operendi que extrapola os limites do tipo penal e revela a periculosidade dos agentes e a probabilidade de praticarem novos delitos”.
Os três deverão permanecer à disposição da Justiça enquanto respondem pelo crime de roubo.
TERESINA