Um homem identificado como Erinaldo Barbosa dos Santos, 38 anos, foi preso pela Polícia Civil de Canto Buriti, 405 km de Teresina, neste sábado (23). Segundo o delegado Yan Brainer, ele esfaqueou até a morte a companheira, a professora Auxiderlane da Silva Paixão, 30 anos, e depois tentou se matar.
"Ele chegou em casa por volta de 1h da madrugada e desferiu vários golpes de faca nas costas e no pescoço dela e depois foi encontrado ferido e levado para o hospital regional de Floriano", contou o delegado. O crime aconteceu em Manoel Emídio, distante 100 km de Canto do Buriti, cidade onde há delegacia regional que investiga o caso.
O homem foi achado com um golpe no pescoço, que a polícia afirma que foi causado por ele mesmo, em uma tentativa de suicídio. Erinaldo estava escondido na zona rural de Bertolínia, distante 170 km de Manoel Emídio, onde sua companheira foi morta. Sua condição é estável e ele não corre risco de morrer. Ele será ouvido e autuado em flagrante quando deixar o hospital.
A polícia suspeita que uma tentativa de Auxiderlane de terminar o relacionamento com Erinaldo tenha sido a motivação para o assassinato. O caso está sendo investigado como feminicídio, quando há morte da vítima pela condição do gênero feminino ou desprezo à mulher.
Ainda não há informações sobre se os dois eram casados ou se tinham filhos. A polícia não soube informar a profissão de Erinaldo.