Publicada em 30 de Dezembro de 2012 �s 08h13
As três superintendências da Secretaria de Estado da Saúde (Atenção, Assistência e Gestão) fizeram um balanço positivo das ações realizadas em 2012. Na maior delas, a Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Supat), as ações chegaram a todo o Piauí. “Através da Vigilância Sanitária foi realizado o controle de qualidade de imagem dos serviços de mamografia, implantado e se encontra em funcionamento o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) de Picos, que atende aos trabalhadores da região de Guaribas garantindo a atenção integral ao trabalhador”, afirma a superintendente Cristiane Moura Fé.
Segundo a gestora, através do Laboratório Central do Estado foi implantado o Teste de Quantificação do DNA do Vírus da Hepatite B, que visa evitar replicação viral em portadores crônicos de Hepatite. “Foi implantado ainda o Laboratório de Investigação de Paternidade através da análise do DNA. Esse laboratório servirá de referência para as demandas de Defensoria Pública e Secretaria de Segurança”, informa Moura Fé, destacando ainda ações do programa Rede Cegonha no Piauí.
“Foram elaborados os Planos Regionais da Rede Cegonha dos Territórios de Entre Rios , Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, Planície Litorânea( já aprovados pelo Ministério da Saúde) , Cocais e Guaribas ( aguardando aprovação do MS). Uma vez aprovado o plano, fica assegurado pelo MS recursos para incremento das ações do pré-natal (novos exames, Kit UBS, Kit parteira ) e parto e nascimento ( custeio de leitos e investimentos em casa da Gestante, Bebê e Puérpera; Centro de Parto Normal e ambiência nos serviços que realizam parto)”, destaca Moura Fé.
Para 2013 está previsto a elaboração do Plano de Ação Regional da Rede Cegonha nas regiões de Serra da Capivara, Carnaubais, Chapada das Mangabeiras, Vale do Canindé, Vale do Sambito e Tabuleiro do Alto Parnaíba além da avaliação e monitoramento de todas as ações do Programa Rede Cegonha pelo Grupo Condutor Estadual.
A Sesapi iniciou em 2012 o processo de elaboração do Plano Estadual de Ação da Rede de Atenção Psicossocial, que visa a organizar os serviços para pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. “Estão em fase de apreciação pela Comissão Intergestora Regional (CIR) os planos das regionais de Guaribas (Picos),Cocais (Piripiri) e Entre Rios ( Teresina)”, diz Telma Evangelista, Diretora de Vigilância em Saúde.
Na Superintendência de Assistência à Saúde (Supas), o destaque foi a discussão em torno da implantação do Projeto Piloto para Transporte Sanitário de Pessoas e o inicio da Rede de Cuidados Continuados Integrais do Piauí. “Entre as metas de 2012 que estão em andamento a implantação do modelo Assistencial de Medicina Hospitalar no HGV, HUT e HU e rede de Atenção a urgências e emergências no território Entre Rios”, diz Pedro Leopoldino, superintendente.
Para Marta Lira, da Sugad, o pagamento de todos os fornecedores mostra a reorganização da Sesapi. “O secretário recebeu todos os fornecedores e muitos deles afirmaram que este foi o melhor ano de trabalho junto à Sesapi”, afirma.