Publicada em 26 de Janeiro de 2016 �s 15h27
Propriedade Intelectual foi tema de palestra promovida pela Superintendência de Ciência e Tecnologia (Sectec), pelo professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lívio César, na sala de reunião da Sedet, nesta terça-feira (26).
Lívio César destacou a importância de patentear um produto, bem como, fazer uma busca se aquele produto já existe. “Se você cria alguma coisa é de extrema importância proteger, e marcas e patente é o caminho”, disse.
Patente é um titulo de propriedade concedido do Estado por prazo determinado, onde o seu titular está investindo do direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de usar, de produzir, a venda, assim como, vender ou importar produto de sua patente.
Os técnicos do INPI atendem no Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae) e no Shopping Rio Poty. E futuramente nos Centros Tecnológicos, nas cidades de Picos e Parnaíba.
Para o gerente de pesquisa, Tiago Patrício, a prioridade é fazer do INPI uma delegacia de maior eficiência no Estado. “melhorar a estrutura dando suporte necessário aos pontos de atendimento”, disse.
O INPI é um órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, sendo o único responsável por registrar marcas, patentes.