Publicada em 08 de Julho de 2015 �s 17h11
O Subdefensor Público Geral Erisvaldo Marques dos Reis, participou nesta quarta-feira (8), da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação do Projeto “Leitura Livre”, uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria Estadual de Justiça e a Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí. A solenidade aconteceu no Ginásio da Penitenciária Feminina de Teresina, com a presença do secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, da secretária estadual de Educação, deputada Rejane Dias, do corregedor de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do deputado Dr. Hélio, do representante da OAB-PI, Lúcio Tadeu, entre outras autoridades .
Falando sobre a iniciativa, o subdefensor Erisvaldo Marques destacou a importância da iniciativa. “Nesse projeto as internas terão a oportunidade de, através da leitura, ter o direito a remição de suas penas. É uma iniciativa de extrema importância, não só pela remição em si mas pelo conhecimento proporcionado através da leitura. Mesmo dentro de um presídio, pela leitura a pessoa consegue vivenciar a sensação de liberdade”, disse, informando ainda que os defensores públicos foram convidados pelo Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, a fazerem doações de livros para serem disponibilizados às internas.
O projeto “Leitura Livre” foi iniciado na Penitenciária Regional Irmão Guido, em março deste ano, e será estendido para todas as unidades prisionais do Estado. O interno ou interna que tiver interesse em participar, receberá um livro e terá até 30 dias para fazer a leitura. Depois desse prazo, irá apresentar uma resenha ou resumo sobre a obra, que será analisado por uma comissão formada por professores e pedagogos, da Coordenadoria de Ensino da Secretaria Estadual de Justiça. Para cada livro lido e resenha ou resumo apresentado há uma redução de quatro dias no tempo da pena. Por ano, podem ser lidos até 12 livros que, juntos, permitirão a redução de 48 dias no tempo da pena dos reeducandos.