Goostman conseguiu um score de 33%, se tornando o primeiro software a passar no teste.
Imagem: DivulgaçãoGoostman conseguiu um score de 33%, se tornando o primeiro software a passar no teste.
Eugene Goostman é o nome de um garoto de 13 anos de idade - ou quase. Na verdade, se trata de um software que se passa por um adolescente. E o programa foi o primeiro a passar no teste de Turing, no qual um juiz humano conversa com um candidato e determina se ele é uma inteligência humana ou artificial. Basicamente, são perguntas que testam a capacidade de pensamento - e não da repetição, na qual máquinas estariam presas. Elas são feitas por escrito e em uma conversa de cinco minutos. Se o computador conseguir enganar mais de 30% um júri humano, ele pode ser considerado uma inteligência artificial superior.
Goostman conseguiu um score de 33%, se tornando o primeiro software a passar no teste.
Uma versão de Eugene está online e disponível para conversas (em inglês) com qualquer um - embora no momento em que escrevemos este artigo, o site esteja fora do ar devido à quantidade de acessos. Quando perguntado sobre como se sentia em relação ao sucesso, ele respondeu "Não me sinto nada original. Superei o teste de forma muito conveniente", com um tom blasé típico de adolescentes.
"Criamos não um programa que sabe de tudo, mas que finge saber de tudo. O que combina perfeitamente com a idade que dizemos que Eugene tem", afirmou Vladimir Veselov, um dos criadores do software.