Imagem: ReproduçãoClique para ampliar A busca online já se tornou o primeiro passo da maioria das pessoas que procuram um imóvel para comprar hoje em dia. Mas nem por isso o processo se tornou menos desgastante.
A infinidade de imóveis anunciados na internet dificulta o processo de escolha e pode até contribuir para aumentar o assédio de corretores com ainda mais ofertas que não interessam ao comprador. Pior ainda quando esse descasamento de expectativas só é descoberto em uma das inúmeras visitas que o comprador precisa fazer. saiba mais Orçamento da Caixa para habitação deve chegar a R$ 150 bilhões em 2014 Proteja-se da falência da construtora ao comprar na planta Conheça as armadilhas do imóvel na planta Dinheiro estrangeiro alimenta onda de condomínios novos em Miami Leia mais sobre Investimento imobiliário
Para tornar esse processo de busca e compra de um imóvel um pouco mais direto, alguns sites de busca desenvolveram mecanismos para tentar reduzir ao mínimo o contato dos consumidores com as imobiliárias e fazer ofertas que atendam com mais precisão aos desejos dos compradores.
Imobiliária propõe contato mínimo entre o comprador e outros humanos
O Imóvelbid, por exemplo, faz o papel de uma imobiliária que procura agilizar boa parte do processo de compra ainda online, sem a necessidade de o interessado entrar em contato direto com um corretor ou atendente.
Inicialmente, o Imóvelbid oferecia apenas unidades remanescentes e com desconto de imóveis recém-construídos. Eram, por exemplo, apartamentos de primeiro andar ou com a insolação não tão boa, que não haviam ainda encontrado compradores.
Atualmente, o site continua a oferecer apenas unidades novas, a serem compradas diretamente das construtoras, mas sem focar na questão do desconto. “Percebemos que a prioridade do consumidor era localização, não o desconto”, diz Tonico Dias, fundador do site.
Segundo ele, o site oferece apenas unidades que realmente estão à venda por seu preço efetivo em toda a Região Metropolitana de São Paulo.
“Em muitos sites de imobiliárias aparece apenas o preço da unidade mais barata, como chamariz, mas ela não está realmente à venda. Ou então não há preço, apenas sob consulta”, diz Dias.
Além disso, o usuário tem acesso ao espelho de vendas de cada empreendimento, com todo o estoque de unidades ainda vagas. O site disponibiliza dados como insolação do apartamento, localização exata no Google Maps, e referência de preço médio do metro quadrado na região.
Para facilitar a vida do usuário, o Imóvelbid oferece um simulador de financiamento para os imóveis pelos quais houver interesse, sendo necessário apenas informar um e-mail. Também é possível ser atendido em um bate-papo online, se o cliente quiser.
“Informar o telefone é opcional. Será possível tomar a decisão de compra ali mesmo no ambiente online. Normalmente, o cliente faz essa busca mais à noite, em casa, e não deseja ficar falando com corretor a essa hora”, explica Dias.
Corretores querem prestar serviço o mais personalizado possível
Para quem já não aguenta mais tantas tentativas frustradas de encontrar o apartamento ideal foi criado o Buskapê – que não é essencialmente, um site de busca de imóveis, ao contrário do que o nome pode sugerir.
No site, o comprador que ainda não conseguiu encontrar o imóvel ideal preenche uma ficha com todos os detalhes do que ele deseja, marcando o que é fundamental e o que é indiferente.
Isso inclui número de vagas na garagem e a presença de sacada, piscina, salão de festas, sauna e outros itens de lazer.
Em seguida, é selecionado um corretor especializado no tipo de imóvel que o usuário procura, no bairro que ele informou. O Buskapê trabalha apenas com imóveis usados nas Regiões Sul e Oeste da cidade de São Paulo.
Segundo José Luis Ribas, diretor geral do Buskapê, o preenchimento da ficha leva apenas alguns minutos. Em seguida, o usuário recebe um telefonema para passar por uma entrevista de triagem, pois o site procura compradores que estejam de fato querendo fechar um negócio.
“Queremos um cliente que realmente já se decidiu pela compra, mas ainda não encontrou o imóvel ideal. Não apenas um curioso”, diz Ribas.
Passada esta fase, a ficha do cliente é encaminhada para um corretor parceiro, especializado na região desejada, em uma grande imobiliária. Ribas garante que o contato do cliente não é distribuído a diversos corretores.
O corretor escolhido deve enviar apenas três ofertas de imóvel que atendam exatamente às exigências do usuário. Todas as ofertas devem vir com algumas fotos.
“O cliente quer alguém que trabalhe para ele, que entenda o que ele quer, que saiba fazer boas perguntas e oferte poucas, mas boas propostas”, diz Ribas.
Se o comprador não gostar de nenhuma das três alternativas, o corretor pesquisará e oferecerá mais três. Às vezes pode ser preciso refinar as exigências.
Quem busca um imóvel pelo Buskapê não precisa pagar nada. O site fica com uma parte da comissão de 6% paga pelo vendedor à imobiliária.
Proprietários e compradores podem negociar diretamente
Compradores que quiserem tentar preços mais em conta ao negociar diretamente com o dono do imóvel – bem como os proprietários que queiram economizar – encontram uma alternativa no site Direto com o Dono.
Há sete meses no mercado, o site tem pouco mais de mil ofertas de imóveis. Trata-se de um site de anúncios, em que os proprietários podem anunciar gratuitamente ou pagar para ter uma exposição maior, com destaque no site e nas redes sociais.
O ponto crucial é que, no Direto com o Dono não existe a figura do corretor ou da imobiliária – toda a negociação se dá diretamente entre proprietários e candidatos a compradores. São eles os responsáveis por fechar, pessoalmente, o negócio.
“Quando o dono de um imóvel contrata uma imobiliária, ele espera que os corretores trabalhem para divulgar e vender o seu imóvel. Mas não é o que acaba acontecendo. Muitas vezes os corretores apenas respondem às perguntas daqueles que pedem informações sobre o imóvel”, diz Antonio Guarçoni, diretor do site.
Guarçoni, que também é corretor, acredita que o serviço de muitos corretores de imóveis vem deixando a desejar desde que houve o mais recente boom imobiliário, e por isso compradores e vendedores vêm se mostrando insatisfeitos com os serviços prestados.
“Muita gente entrou nesse mercado para ganhar dinheiro, e não para desenvolver uma carreira”, diz o diretor do Direto com o Dono, que lembra que não é obrigatório contar com um corretor para vender um imóvel. Ele frisa, no entanto, que o serviço de bons corretores sempre terá demanda, pois muita gente prefere fazer negócio assim.
Em função disso, Guarçoni decidiu desenvolver um serviço que atendesse ao desejo daqueles que preferem dispensar os intermediários, o que possibilita preços menores, por causa da ausência de comissão.
O site ganha dinheiro com os anúncios pagos, publicidade e também com serviços prestados aos donos dos imóveis, se eles assim o desejarem.
Os serviços pagos – e opcionais – servem para dar mais segurança a vendedores e compradores, tornando a negociação mais profissional. Embora aceite anúncios de todo o Brasil, os serviços só estão disponíveis, por enquanto, na cidade de São Paulo.
O vendedor pode optar, por exemplo, por uma sala de reuniões, caso queira negociar pessoalmente, mas sem ter que fazer isso em casa.
O site também oferece serviços para reunir documentos, assessoria jurídica e de financiamento, fotografia profissional para o imóvel a ser anunciado, confecção do contrato e até uma secretária para atender às ligações.
Caso contrate todos os serviços do site, mais o anúncio pago, o vendedor gastará pouco menos de 1.500 reais. Para imóveis que custam mais de 250 mil reais, já vale a pena, uma vez que é menos do que os 6% de comissão cobrada por corretores na capital paulista.