Publicada em 04 de Dezembro de 2013 �s 15h18
O Qualifar-SUS, programa do Ministério da Saúde, investe na promoção da assistência farmacêutica básica em diversos municípios pelo país com o objetivo de acelerar o processo de entrega de medicamentos na rede pública de saúde. O Hórus, nome dado ao Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, é um software que busca fortalecer o Qualifar-SUS, aperfeiçoando a gestão da assistência farmacêutica e promovendo a melhoria no atendimento e na qualidade de vida dos usuários.
No Piauí, 17 municípios enviaram gestores ou profissionais da rede de saúde que lidam diretamente com os medicamentos repassados à população para acompanharem passo a passo o funcionamento do Hórus, através de uma capacitação realizada pela Sesapi. A farmacêutica da cidade de Nazaré do Piauí, Alciara Lima, foi uma das participantes do treinamento. Para ela, o Sistema vai trazer inúmeros benefícios para a cidade e para o usuário no controle de medicamentos. “Vim de longe para começar a treinar neste novo sistema. Vejo que é essencial no controle daquilo que realmente a cidade precisa em números, valores e tipos de medicamento, o que facilita na hora do atendimento aos pacientes”, avalia a farmacêutica. O treinamento para o cadastro e operacionalização das ferramentas do Sistema Hórus são repassados por instrutores do Ministério da Saúde e recebe o apoio da Diretora de Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF). O curso está sendo realizado entre os dias 4 e 5 deste mês, no auditório do Núcleo do Ministério da Saúde no Piauí, em Teresina, localizado na Rua Treze de Maio. A apoiadora do Ministério da Saúde e responsável pela Capacitação, Caroline Marçal, afirma que, através da utilização do Hórus, os estados e municípios poderão conhecer o perfil de acesso e utilização dos medicamentos pelos usuários dos serviços de saúde. “A intenção do Ministério com a implantação deste Sistema é contribuir para a melhoria de distribuição de medicamentos farmacêuticos, além de ampliar o acesso e a promoção do uso racional de medicamentos do Sistema Único de Saúde”, destacou.
O Programa pretende ainda contribuir para o aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da assistência farmacêutica nas ações e serviços de saúde. Organizado nos quatro eixos da estrutura, educação, informação e cuidado, busca promover uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada, com foco no auxílio à atenção básica dos municípios brasileiros com população de até 100 mil habitantes e que apresentem situações de extrema pobreza.
“Os 17 municípios foram previamente selecionados e participam do Programa Qualifar. Eles recebem recursos para adquirir uma sala, mobiliário, internet e agora vão passar pela capacitação para implantar o Hórus”, afirma Natalia Aires, diretora da Duaf. Com o Sistema Hórus, o Ministério espera informatizar toda a gestão de medicamentos da Atenção Primária, o que facilitará o trabalho dos municípios.