A obra de construção da nova via na Ponte Wall Ferraz possui uma inovação ecológica. O sistema de contenção implantado no barranco da estrutura está sendo feito com a utilização de pneus velhos. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), além de ser ecológica a iniciativa gera mais economia para o governo.
"Os pneus eram descartados e a consequência nós todos sabemos. Aqui estamos dando a ele um destino correto. Ele é colocado em níveis, amarrado, preenchido com argamassa de cimento e massará e tem uma longevidade infinita. Além disso, estruturalmente a densidade do conjunto pneu com esse solo é igual ou melhor que os bons solos", falou João Sá, engenheiro do DER.
O profissional explicou ainda que em caso de cheias muito fortes do rio Poti os pneus irão proteger o barranco. Segundo ele, nesse caso a água deverá levar os pneus e evitar que o barranco de terra seja destruído. "Se eu fosse fazer isso aqui com muro de concreto armado eu iria gastar um preço que o pneu corresponde no máximo a 15%", enfatizou.
O sistema de contenção dará uma destinação correta a centenas de pneus velhos recolhidos na capital. O engenheiro encerrou dizendo que a construção da ponte, de responsabilidade do DER, está concluída e que a entrega da obra depende de pendências como indenizações e outras burocracias a serem resolvidas pela prefeitura.