Publicada em 28 de Abril de 2014 �s 13h04
Através do projeto Piauí Autônomo, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), por meio do Sistema Nacional de Emprego do Piauí (SinePiauí), gera a ocupação e melhoria de renda dos trabalhadores autônomos. O projeto organiza grupos ocupacionais para a prestação de serviços temporários a residências e/ou empresas, garantindo, dessa forma, a qualidade, segurança e facilidade para as pessoas que solicitam os serviços.
De acordo com o gerente de Intermediação de Mão de Obra, Felipe Steremberg, mais de 500 piauienses estão cadastrados no banco de dados do SinePiauí e recebe, diariamente, inúmeras chamadas de pessoas físicas e jurídicas que solicitam os serviços de trabalhadores autônomos. “Os serviços mais procurados costumam ser os de auxiliar de pedreiro, babá, pintor, vigia, jardineiro, encanador e diarista”, avisa o gerente.
Para o ano de 2014, o SinePiauí pretende fortalecer o projeto e alcançar um maior número de encaminhamentos. Os objetivos já começaram a ser traçados junto ao novo coordenador do Piauí Autônomo, José Antônio Filho. “A primeira coisa a ser feita é uma maior divulgação do projeto, através da imprensa, de cartilhas explicativas e outras ferramentas que levem informações sobre o trabalho realizado aqui”, diz.
Ainda segundo o coordenador, depois de avaliado e cadastrado, o trabalhador, dependendo de suas habilidades, pode fortalecer sua renda prestando mais de um serviço. “Não é necessariamente para as pessoas desempregadas. A finalidade do projeto é aumentar a renda do trabalhador. Uma pessoa que tem uma jornada de trabalho de apenas um turno, por exemplo, pode fazer um trabalho informal que ocupará apenas duas ou três horas do seu dia”, esclarece José Filho.
Para ser encaminhado a uma casa ou empresa para a prestação de serviços, os trabalhadores interessados devem procurar o SinePiauí, onde passarão por uma entrevista que objetiva conhecer o perfil do profissional. Após o processo de avaliação, o trabalhador é encaminhado ao local de atuação com a documentação em mãos para posteriormente combinar, junto ao contratante, o valor do serviço a ser realizado.
Mais informações: Coordenação do Projeto Piauí Autônomo (86) 3226 1856