Publicada em 05 de Novembro de 2014 �s 12h33
O Sistema Nacional de Emprego do Piauí (SinePiauí) está expedindo a nova Carteira de Trabalho Digital, que será entregue em até 15 dias após a solicitação, contendo dados atualizados sobre o trabalhador, todas as informações fornecidas serão cruzadas online com os bancos de dados disponíveis no Governo Federal.
A mudança integra o projeto de modernização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e dos serviços prestados ao cidadão. Está sendo implementada gradativamente em todo o território nacional e também torna o documento 100% gratuito, sem que o cidadão necessite levar foto.
Este novo sistema da CTPS Digital do Trabalhador, tem validação nacional dos dados, garantindo mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira.
O cidadão passa a contar com todas as informações atualizadas e disponíveis no novo documento, o que deve permitir maior agilidade no pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. Além disso, com a validação nacional de dados feita em tempo real, a mudança também vai combater possíveis tentativas de fraude contra o trabalhador e contra os benefícios pagos pelo Governo Federal.
A expectativa é que até o final de 2015 os postos do MTE já possam estar emitindo o documento na hora, utilizando o cruzamento de dados.
Quem já tem o documento não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir uma nova carteira, a antiga CTPS permanece válida. Somente no caso de uma 2ª via ou da emissão da primeira vez é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.
O SinePiauí atende no horário de 7h30 às 13h30, com distribuição de senhas para o atendimento, à avenida José dos Santos e Silva, 1.380, Centro-Sul. Telefones: (86) 3221 2940, 3221 2941. Linha do Trabalhador: 0800 086 6060