Publicada em 25 de Novembro de 2014 �s 10h28
O Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI) já está expedindo a nova Carteira de Trabalho Digital, que é entregue em até 15 dias após a solicitação do trabalhador. O documento contém informações atualizadas sobre o trabalhador, que são cruzadas através do sistema online com os bancos de dados disponíveis no Governo Federal. A mudança integra o projeto de modernização do Ministério do Trabalho e Emprego e dos serviços prestados ao cidadão.
O serviço está sendo implementado gradativamente em todo o território nacional e também torna o documento 100% gratuito. O novo sistema da Carteira Digital do Trabalhador tem validação nacional dos dados, garantindo mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira.
O cidadão passa a contar com todas as informações atualizadas e disponíveis no novo documento, o que deve permitir maior agilidade no pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. Além disso, com a validação nacional de dados feita em tempo real, a mudança também vai combater possíveis tentativas de fraude contra o trabalhador e contra os benefícios pagos pelo Governo Federal. A expectativa é que até o fim de 2015 todos os postos do Ministério do Trabalho e Emprego já possam estar emitindo o documento na hora, utilizando o cruzamento de dados.
Os trabalhadores que já possuem o documento não precisam se deslocar até as agências do MTE/Postos SINE para emitir uma nova carteira, pois a antiga carteira permanece válida. Somente no caso de uma 2ª via ou da emissão da primeira vez é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.